“Candidatos devem partir para confronto de ideias”, conclama OAB no debate em Jaru

Confúcio Moura alegou impossibilidade de compatibilizar a agenda para participar do debate.

Publicada em 26 de September de 2014 às 07:33:00

Na noite da quarta-feira (24), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio de sua Subseção em Jaru, organizou debate histórico na região com os candidatos ao governo do estado de Rondônia. O evento realizado pela Rádio Comunitária Interativa FM, contou também com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) e Fórum de Ação pela Cidadania.



O debate, realizado no auditório da ACIJ, teve grande alcance junto a população, pois foi transmitido para mas de 30 municípios por meio das rádios Interativa FM, FM do Povo e Meridional FM. Além dos convidados que lotaram o auditório da ACJI, a população de Jaru também acompanhou o debate por meio de um telão no lado de fora da Associação.

Estiveram presentes os candidatos: Expedito Júnior (PSDB), Jaqueline Cassol (PR), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL). Confúcio Moura alegou impossibilidade de compatibilizar a agenda para participar do debate.

Ao fazer uso da palavra, antes do confronto entre os candidatos, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou o compromisso da OAB em favor de uma campanha pautada pela ética e pelo salutar confronto de ideias, planos e propostas. “Compromisso, aliás, assumido e assinado por cada um dos senhores candidatos no encontro recentemente patrocinado pela OAB em Porto Velho”, pontuou Andrey dirigindo-se aos candidatos.
Ele destacou que o espaço para a apresentação dos planos, projetos e propostas de cada candidato tem valor inestimável e não pode ser desperdiçado com “desvios de conduta ética, ataques pessoais e rastejamento de princípios”.
Nesse sentido, a iniciativa da OAB em organizar o ato, fortalece seu compromisso histórico em favor do aprimoramento institucional do estado e do país, ao disponibilizar para a população a oportunidade de optar por aquele postulante que melhor se credencia e favorece, também, cada candidato, ”na medida em que oportuniza mais um valioso espaço para exposição de suas propostas”.

Composto de seis blocos, divididos entre: apresentação dos candidatos; sabatina com respostas às perguntas formuladas pelos organizadores, entidades civis organizadas, população e questionamentos entre si, todos com direito a réplica e tréplica, e considerações finais - os candidatos foram abordados sobre seus planos de governo nas áreas de segurança pública, saúde, saneamento básico, educação, setor produtivo do estado (agricultura), terceiro setor, industrialização, infraestrutura entre outros temas que afligem a população.
Mesmo direcionando suas propostas para o estado, os candidatos também especificavam as particularidades dos compromissos com a região, especialmente nos questionamentos relativos a saúde e ao setor produtivo.

O presidente da OAB em Jaru, Indiano Pedroso Gonçalves, ressalta que o debate foi um evento histórico para a região, há muito esquecida pelos políticos. Nesse sentido, a OAB contribuiu sensivelmente para a conscientização da responsabilidade do voto e da importância em escolher corretamente os candidatos. Outro fator importante é que a regionalização do debate estimulou a população de Jaru e dos municípios vizinhos a acompanhar o evento.

“Ao final, quem ganhou foi a população de Jaru e região, que acompanhou o debate ao vivo pelas emissoras de rádio ou na ACIJ, e pôde avaliar com mais precisão as propostas que se adequam às necessidades regionais - em consonância com o pleno desenvolvimento do nosso Estado - e que podem proporcionar maior qualidade de vida a população”, declarou presidente da OAB em Jaru, Indiano Pedroso Gonçalves.

Ele ainda agradece a presença dos candidatos ao governo, que mostraram o respeito e compromisso com as entidades que organizaram o debate e com a população da região central do Estado - grande produtora e impulsionadora do crescimento econômico de Rondônia. O cumprimento por parte dos candidatos às regras pré-estabelecidas, com respeito aos oponentes e focado em proposituras, também foi enfatizado pelo presidente da OAB de Jaru ao fazer o balanço do debate.

Estiveram presentes ao evento, a vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris, a conselheira estadual da OAB/RO, Elisa Dickel, toda a diretoria da Subseção da OAB de Jaru, o secretário-geral da OAB em Ouro Preto, Herbert Rocha, a delegada da CAARO em Ouro Preto, Cláudia Fidélis, Vítor Hugo Lima, defensor público da Comarca representando a Defensoria Pública, representantes dos partidos políticos, advogados e sociedade civil organizada.