Caravanas participam de palestras e oficinas do Sebrae

Gestão da propriedade rural, produção leiteira, como controlar o dinheiro e custos para produzir foram os temas abordados.

Publicada em 28 de May de 2016 às 09:09:00

Um dos propósitos da quinta edição da feira Rondônia Rural Show, que acontece até este sábado (28) em Ji-Paraná, é a transferência de tecnologia e também a educação voltada para setores prioritários para o agronegócio. Foi pensando nisso que o Sebrae em Rondônia organizou várias caravanas, de cidades do interior do Estado, para participar de oficinas e palestras em meio ao ambiente do evento.

Ao menos 200 produtores rurais de cidades como Vilhena, Nova Mamoré, Colorado do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal e Ariquemes viajaram junto com técnicos do Sebrae para acompanhar todas as atividades da feira. Além de conhecer a estrutura do evento, os caminhos do boi, da carne, do peixe, do leite e demais espaços, eles participaram de oficinas e palestras sobre assuntos de seu dia-a-dia como empreendedor rural.

“Para nós do Sebrae, todo produtor rural é um empresário do campo. Ele tem tocar sua propriedade como se fosse uma empresa, pois é dali que ele tira seu sustento e promove o desenvolvimento da economia brasileira. Nosso papel não é a assistência técnica, mas a gestão daquele empreendimento como um negócio de fato. Que ele saiba comprar, vender, formar preço e principalmente pensar a viabilidade econômica de cada ação tomada”, argumenta Samuel de Almeida, diretor técnico do Sebrae.

Entre os exemplos de capacitação desenvolvidos, destaque para as palestras de gestão de propriedade rural, sei controlar meu dinheiro no campo, custos para produzir e produção leiteira. A última sexta-feira (27) também foi marcada pela realização de palestras sobre manejo reprodutivo do rebanho bovino, ministrada por Luiz Francisco Machado, da Embrapa, manejo de fêmeas leiteiras, com Luiz Carlos Tadeu, da Seagri e as novas oportunidades para piscicultura em Rondônia.

Através de parcerias, o espaço de palestras do Sebrae também organizou palestras sobre o plano de desenvolvimento estadual sustentável de Rondônia, a cargo do secretário estadual George Braga da SEPOG. Ainda aconteceram as palestras sobre arranjo produtivo local da sociobiodiversidade, e-commerce como nova fronteira para os empreendedores rondonienses e captação de recursos, todas com palestrantes da SEPOG.

Para saber mais detalhes da quinta Rondônia Rural Show acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para o telefone 0800 570 0800.