Casa de apoio em Porto Velho vai abrigar pessoas em tratamento de epilepsia

Edmilson Fonsêca ressalta que como é de conhecimento, a pessoa com epilepsia sofre profunda rejeição por parte da própria sociedade, encontrando enorme dificuldade de hospedagem, mesmo em casa de familiares.

Publicada em 25 de May de 2015 às 10:43:00

Está em fase de construção a Casa de Apoio às Pessoas com Epilepsia do Estado de Rondônia, cuja finalidade será abrigar pacientes e seus familiares que vêm a Porto Velho em busca de tratamento médico para a doença. A casa de acolhimento ficará situada na Rua Canárias, nº 1.525, no Bairro Três Marias, na Capital, tendo como referência o Hospital Cemetron.
A iniciativa é do Coordenador no Estado de Rondônia do projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade”, Procurador de Justiça Edmilson Fonsêca. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP Saúde), em harmonia com o projeto “Epilepsia Fora das Sombras” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Edmilson Fonsêca ressalta que como é de conhecimento, a pessoa com epilepsia sofre profunda rejeição por parte da própria sociedade, encontrando enorme dificuldade de hospedagem, mesmo em casa de familiares. A conclusão da obra, que está sendo executada com doações voluntárias da sociedade, sem utilização de recursos públicos, está prevista para julho deste ano. Quando estiver concluída, terá a capacidade de abrigar cerca de 20 pessoas.

O projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade” tem como objetivo promover a conscientização sobre a epilepsia, esclarecendo a população sobre o que é a doença, suas formas de manifestação e tratamento. Outro ponto central da iniciativa é o combate ao estigma e preconceito de que são vítimas as pessoas com epilepsia.

Desde 2010, diversos eventos vêm sendo realizado por meio do projeto. O mais recente ocorreu em março deste ano com a realização do XIII Encontro Nacional de Epilepsia (Epibrasil), que marcou a passagem do Purple Day – Dia do Roxo, dia internacional de luta contra a discriminação contra as pessoas com epilepsia, comemorado em 26 de março.