Casa do Ancião realiza a 1ª Semana do Idoso em Porto Velho

Campanha deste ano busca tirar idosos da invisibilidade aos olhos da sociedade.

Publicada em 28 de September de 2016 às 11:22:00

A Casa do Ancião, mantida pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), tem realizado uma série de atividades com os idosos internos para comemorar a Semana do Idoso, cujo tema este ano é “Envelhecer não nos torna invisíveis”. Uma das atividades realizadas nesta quarta-feira (28) foi um passeio no Mercado Central, em Porto Velho.

Segundo a assistente social Tânia Nicolau, responsável pela Casa, a ideia é integrar o interno à sociedade, afinal “o idoso pode sair para atividades de lazer e exercícios, voltando para suas refeições e pouso”. Desta forma, afirma, “levar o idoso para a inserção na sociedade, é uma forma de mostrar que ele não é invisível na sociedade”. Para isso a Casa já firmou um convênio junto ao Sesc para inserir os idosos em atividades de lazer, esportivas e recreativas.

A Semana do Idoso teve início dia 25 com uma missa na Catedral e se estenderá até o dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Neste dia será realizado na Casa do Ancião um Sarau Cultural, com dança, declamação de poesias e homenagens aos idosos das 8h às 14h.

Um dos internos da Casa do Ancião é o senhor José Pedro Bredanol, 68 anos, nascido em Itatiba, São Paulo, e a quatro se encontra interno. Ele chegou a trabalhar como caminhoneiro e quando a BR 364 ainda não estava asfaltada passou o Natal e Ano Novo preso em atoleiros. Esta é uma das aventuras deste “jovem” que perdeu uma das pernas em um acidente e a outra vitimada pela trombose.

Sua alegria e disposição contagiam a todos ao seu redor. Passeando em uma cadeira de rodas pelo Mercado Central distribuindo sorrisos e uma cartilha com o Estatuto do Idoso aos freqüentadores.

Pedro também destacou que está ganhando duas próteses mecânicas das Irmãs Marcelinas e que em até dois meses já estará andando com a ajuda do equipamento, além de fazer fisioterapia para a adaptação.

A Casa do Ancião está localizada na rua Tenreiro Aranha esquina com Paulo Leal, no centro de Porto Velho e conta hoje com 31 idosos internos.

Tânia Nicolau convida a população a se fazer presente no próximo sábado (1º) nas atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e “a qualquer momento, para interagir com os idosos e ajudar a integrá-los à sociedade”, finalizou.

Redação: Geovani Berno