Casamento comunitário reúne dezenas de casais no final de semana em Porto Velho

José Carlos e Cleocilda casaram-se no último sábado. Eles já têm quase 30 anos de convivência.

Publicada em 24 de November de 2014 às 11:08:00

José Carlos e Cleocilda casaram-se no último sábado. Eles já têm quase 30 anos de convivência. Após uma separação em 2013, a reconciliação foi selada com o casamento civil, em cerimônia que reuniu cerca de 60 casais, além de testemunhas e familiares, na escola Estudo e Trabalho, em Porto Velho. Para eles, daqui para a frente, o casamento é para sempre. Ao menos é o que garante a esposa do policial civil, que comemorou a decisão do casal e destacou a gratuidade e rapidez desta ação, realizada pelo Poder Judiciário de Rondônia e parceiros.

O tempo em que José e Cleocilda vivem juntos é maior do que toda a vida de outro noivo do Casamento Comunitário. Edvaldo Vargas tem 28 anos e o objetivo de constituir uma nova família ao lado de Cindy Silva, com quem se casou no sábado. O jovem acredita que o casamento civil é uma forma de unir ainda mais os dois, que já vivem juntos há cinco meses e planejam novos filhos para breve.

Poses para fotos, abraços e felicitações marcam a noite de emoção. O auditório da escola ficou lotado e, ao som da banda da 17ª Brigada de Infantaria e Selva (BIS), os casais deram um sim coletivo e receberam da Justiça o documento que comprova a união e dá aos dois todos os direitos e deveres da vida conjugal.



Emoção

Há nove anos dividindo sonhos e desafios, o casal Raimunda Sampaio e Ademilton de Jesus, também saiu da escola Estudo e Trabalho com novo estado civil: casado. O estado emocional também é outro: maravilhada. Assim se definiu a senhora ao falar da emoção de celebrar a união, numa festa comunitária, cheia de gente que, como ela, alcança o direito de ter o registro civil de seu relacionamento, um documento de grande relevância para a comprovação de dependência a planos de saúde, em financiamentos e no trabalho, por exemplo. Para o esposo, é só alegria!



Parcerias

O Casamento Comunitário 2014 é realizado pelo Poder Judiciário de Rondônia, em parceria com o Cartório de Candeias do Jamari (Tabelião Luduvico Fasolo), Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro Civil de Porto Velho (Godoy), Cartório Carvajal, Energia Sustentável do Brasil e Igreja Batista da Vitória. No próximo dia 26, em Candeias do Jamari, mais emoção e noivos dizendo sim, a partir das 19 horas.



Assessoria de Comunicação Institucional