Centenas de garimpeiros bloqueiam ruas em Porto Velho

Eles protestam contra a repressão policial à garimpagem de ouro no rio Madeira.

Publicada em 29 de September de 2016 às 07:35:00

Da reportagem do Tudorondonia

Porto Velho, Rondônia - O protesto - dizem eles -  é em virtude de estarem sofrendo pressão do Governo e das forças policiais para cessarem a atividade garimpeira no Rio Madeira. Os trabalhadores protestam contra a recente operação para retirada de balsas do trecho proibido à garimpagem.

Na tarde de ontem houve fiscalização nas dragas e  mais de cem garimpeiros foram informados que se  não parassem com os trabalhos nas proximidades da ponte do rio Madeira, na BR-319 (Porto Velho-Manaus),  as dragas seriam apreendidas e os trabalhadores presos por desobediência e garimpagem em local proibido.

Nesta manhã de quinta-feira  (29) , centenas de homens e mulheres bloquearam o trecho do cruzamento das  avenidas Imigrantes e Farquar,  no bairro Balsa, impedindo  os veículos de trafegar.

Foram colocados pedaços de madeiras, pneus,  entre outros objetos. A Polícia Militar está no local e ,segundo informações de testemunhas,  o clima é tenso, sendo que já houve um pequeno conflito com a PM , que pediu apoio da Polícia Rodoviária Federal,  pois se trata da BR -319.