Centenas de pescadores participaram no 10º Topas no lago da UHE Samuel

Este ano o total de prêmios foi acima de R$ 50 mil reais, o maior valor em prêmios desde o primeiro evento em 2004. Equipes de Rondônia, Acre e Mato Grosso estiveram presentes.

Publicada em 20 de October de 2014 às 16:02:00

Mais de 500 pescadores divididos em 153 equipes participaram neste final de semana do 10º Torneio de Pesca Amadora – TOPAS, realizado no lago da Usina Hidrelétrica Samuel. Dentre dezenas de equipes, a “Reis da Pesca” foi a vencedora na Categoria Piranha com 2,150 kg (maior peso) e na categoria Tucunaré levou a melhor a equipe “TI Telecom” com 57 cm (maior medida). “Sempre participamos do evento e pela primeira vez fomos contemplados com o primeiro lugar. Estamos muito felizes”, disse Emerson Andrade da equipe “TI Telecom”.

Este ano o total de prêmios foi acima de R$ 50 mil reais, o maior valor em prêmios desde o primeiro evento em 2004. Equipes de Rondônia, Acre e Mato Grosso estiveram presentes.


De acordo com o Presidente da Sopescar, Humberto Viana, o evento é um dos mais respeitados do Estado de Rondônia e já está consolidado. “Estamos muito felizes com a realização de mais uma edição do Topas que reuniu pescadores de vários municípios e de Estados vizinhos. Agradecemos todos os participantes, em especial aos integrantes da diretoria da Sopescar, que se empenharam muito na organização do Torneio. Aproveito para agradecer o total apoio da Eletrobras Eletronorte que é nossa parceira desde que o evento iniciou há dez anos”, disse.


Em uma manhã de torneio foi retirado do lago cerca de meia tonelada de piranha e tucunaré, as duas únicas espécies autorizadas para a competição. Todo o pescado e alimentos não perecíveis (entregues pelos integrantes das equipes no ato da inscrição) serão destinados às instituições filantrópicas cadastradas pela Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia - Sopescar - responsável pelo evento.


Classificação Geral


Categoria Piranha (maior peso)


1º lugar: “Rei da Pesca” com 2,150 kg; 2º lugar: “Piratas do 13” com 1.878 kg; 3º lugar: “Km 13” com 788 kg; 4º lugar: “Os Piranheiros” com 1,768; 5º lugar: “Ferreiro” com 1,670 ; 6º lugar: “Os Piracema” com 1,626; 7º lugar: “Os Netos do Velho Barreiro” 1,554; 8º lugar: “Aguiar” com 1,404; 9º lugar: “Os Carecas de Ridia” com 1,398; 10º lugar: “Roseg” com 1,394.

Categoria Tucunaré (maior medida)


1º: “TI Telecom” pescado com 57 cm


2ª: “Construsul” com 53 cm


Foram parceiros do evento todas as lojas do ramo de caça e pesca, assim como diversas outras lojas simpatizantes do evento, além da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Sedam, IBAMA, Delegacia Fluvial e Ministério da Pesca e Aquicultura.