Centro de Referência oferece atendimento multidisciplinar para mulheres vítimas de violência doméstica

Em busca de ações efetivas que promovam o fortalecimento dos direitos das mulheres, o Centro de Referência Municipal também participa da Rede de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência.

Publicada em 03 de March de 2015 às 15:47:00

Porto Velho, RO - Com o nome de Sonho de Liberdade o Centro de Referência Municipal para atendimento à mulher vítima de violência doméstica de Porto Velho tem desenvolvido um trabalho estratégico de apoio às mulheres que procuram espontaneamente pelo serviço na unidade, e também nos casos de denúncias e encaminhamentos da Delegacia da Mulher.

Segundo Thais Tudela, psicóloga responsável pelo primeiro atendimento, que é multidisciplinar, desde 2008 já passaram pelo Centro 682 mulheres e, no ano de 2014, 169 atendimentos foram realizados. “Recebemos aqui desde mulheres que querem apenas entrar na justiça com pedido de pensão alimentícia até mulheres ameaçadas de morte por seus companheiros. No primeiro momento a mulher recebe apoio e orientação psicossocial e jurídico e, de acordo com sua necessidade, a encaminhamos para outros órgãos onde receberá o serviço do qual precisa”, explicou Tudela.

Em busca de ações efetivas que promovam o fortalecimento dos direitos das mulheres, o Centro de Referência Municipal também participa da Rede de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência.

Nele, várias entidades como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Delegacia da Mulher, além de órgãos públicas ligados as questões de saúde, assistência social e direitos humanos, unem esforços para dar apoio e oferecer recursos para que a mulher possa sair da condição de vítima.“São oferecidos todos os atendimentos necessários a mulher, até um espaço onde ela possa ficar quando está em situação de risco e sofrendo ameaça. Para isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social mantém a Casa Abrigo, onde a mulher pode morar temporariamente”, informou Thais. “Esse trabalho é complexo e fundamental para garantia dos direitos das mulheres que passam por violência. É preciso ofertar todo o apoio possível a elas nesse momento de tantas incertezas e mudanças na vida. Por isso, nosso empenho em oferecer um serviço de qualidade no Centro de Referência”, acrescentou Maria Elzanir da Silva Viana, secretária-adjunta da Semas.

Por Malu Calixto |