Cleiton Roque intercede por acordo entre Caerd e prefeitura de Pimenta Bueno

Iacira assegurou que a Caerd busca o entendimento e disse que é preciso estabelecer um acordo, cujo beneficiário maior é a população de Pimenta.

Publicada em 30 de June de 2015 às 21:56:00

Durante reunião com a presidente da Companhia de água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Iacira Azamor, o deputado estadual Cleiton Roque (PSB) manifestou a sua preocupação com a disputa jurídica entre a prefeitura de Pimenta Bueno e a Companhia, o que estaria inviabilizando o município de acessar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para executar obras de esgotamento sanitário.

Segundo o Parlamentar para que a Prefeitura abra a concessão para a iniciativa privada, teria que indenizar a Caerd com algo em torno de R$ 50 milhões, o que é inviável. Além disso, afirmou, “municípios como Ariquemes e Rolim de Moura, que não entraram em acordo com a Companhia e tentaram criar sistema autônomo ou terceirizar os serviços, acabaram perdendo os convênios”.

Iacira assegurou que a Caerd busca o entendimento e disse que é preciso estabelecer um acordo, cujo beneficiário maior é a população de Pimenta. Para ela, a “Caerd está aberta ao diálogo e sabemos que um convênio firmado abre as portas para o acesso aos recursos do PAC, contemplando a cidade com esgotamento sanitário”. Além disso, complementou, “a Companhia está disposta a fazer as adequações e correções no sistema de abastecimento de água".

Roque afirmou que tem trabalhado visando estabelecer o entendimento e lembrou que cidades de Jaru e de Ji-Paraná já firmaram convênios com a Caerd e já executam os serviços.

ALE/RO - DECOM - [Carlos Neves]