Cleiton Roque quer sede para Ceeja

O parlamentar defende a construção da sede própria em virtude de o prédio onde funciona o Ceeja ser locado, o que tem causado grandes transtornos aos alunos portadores de necessidades especiais.

Publicada em 25 de May de 2015 às 16:50:00

Elaine Maia


Através de indicação apresentada ao Poder Executivo durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Cleiton Roque (PSB) aponta a necessidade da construção de uma sede própria para Centro Estadual da Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Glicéria Maria Oliveira Crivelli, no município de Pimenta Bueno.

O parlamentar defende a construção da sede própria em virtude de o prédio onde funciona o Ceeja ser locado, o que tem causado grandes transtornos aos alunos portadores de necessidades especiais, que ficam impossibilitados de frequentar a escola, pois a mesma não atende as condições que rege a Lei de Acessibilidade nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e Decreto Lei nº 5296,de dezembro de 2004.

“Assegurar essas condições de acessibilidade é um dos motes dos educadores e demais profissionais que atuam nessas escolas. Muitos têm defendido com seus conhecimentos específicos que os espaços escolares acolham as diferenças, sem restrições e limitações, discriminações e exclusões”, defendeu Cleiton Roque.

O deputado disse, ainda, que a inclusão escolar não afeta, de fato, apenas as questões pedagógicas. Um ensino de qualidade que dá conta das diferenças dos alunos tem, por trás de sua organização, uma infraestrutura física e operacional compatível com a capacidade de as diferenças diferirem infinitamente.

Cleiton Roque relatou que atualmente o centro conta com um quadro de 36 servidores e atende cerca de mil alunos das áreas urbana e rural de Pimenta Bueno e dos municípios vizinhos, Primavera de Rondônia, Parecis e São Felipe do Oeste.