Cobradores de Ana da 8 organizam protesto na Assembleia Legislativa

Trata-se de uma pressão contra a deputada, que não pagou dinheiro tomado emprestado durante a campanha eleitoral e agora está às voltas com um tipo inovador de cobrança.

Publicada em 13/11/2012 às 13:41:00

Da reportagem do Tudorondonia

Dezenas de pessoas arregimentadas em Porto Velho por financiadores da campanha da deputada estadual Ana Lúcia Dermani, a Ana  da 8 estão (PT do B-Guajará Mirim),  reunidas na Assembleia Legislativa para pedir a cassação da parlamentar. Trata-se, na verdade, de uma pressão contra Ana da 8,  que não pagou dinheiro tomado emprestado durante a campanha eleitoral e agora está às voltas com um tipo inovador de cobrança: a manifestação popular organizada pelos credores.

Esta é a segunda vez que o grupo que financiou Ana da 8 realiza este tipo de ato no Poder Legislativo Estadual, o que já chamou a atenção do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Todos de camiseta e levados por ônibus, os "manifestantes" ocuparam as galerias da Assembleia,  exigindo a cassação da deputada. Os organizadores prometeram realizar atos semelhantes todas as semanas até que Ana da 8 seja cassada. Até um palhaço devidamente caracterizado foi escalado para engrossar a manifestação.

Na última vez, deputados estaduais que não têm nada a ver com o esquema em que Ana da 8 se meteu acabaram se sentindo ameaçados e cobraram uma providência da Mesa Diretora.

Credores apresentam mais denúncias contra a deputada

 Panfletos contendo novas denúncias contra a deputada Ana da  8 foram distribuídos na tarde de terça-feira na Assembleia Legislativa por pessoas contratadas por supostos investidores que teriam emprestado dinheiro para ela durante a campanha. Os investidores alegam que levaram calote e que precisam receber.

Cerca de cem pessoas com camisetas pedindo a cassação do mandato de Ana da Oito distribuíram os panfletos. Nas costas da camiseta havia foto da ex-deputada Hellen Ruth, com os seguintes dizeres: “Não queremos uma segunda Hellen Ruth”.

No panfleto há denúncia de compra de votos, recebimento de propina, nepotismo e suposto enriquecimento ilícito. Algumas dessas denúncias constam em processos movidos contra Ana da Oito pelo Ministério Público.

A reportagem do Tudorondônia conversou com diversas pessoas que vestiam as camisetas protestando contra a deputada. Eles nem sabiam direito a razão de estarem pedindo a cassação do mandato e também não souberam dizer quem estava coordenando o movimento, se limitando a dizer que seria “um pessoal que está lá fora”.