COLUNA DO ROBERTO GUTIERREZ

Rádios AM vão migrar para FM .

Publicada em 14 de April de 2014 às 16:26:00

Cerca de 80% das rádios AM de todas as regiões do país solicitaram ao Ministério das Comunicações autorização para migrar para a faixa de FM. O MiniCom recebeu um total de 1.386 pedidos de migração, em um universo que engloba 1.781 emissoras em todo o Brasil. Os dados fazem parte do balanço das sessões públicas realizadas em todas as capitais desde o dia 24 de março.

A adesão à proposta do Ministério das Comunicações foi alta na maioria dos Estados. No Pará e no Amapá, todas as rádios que operam em ondas médias apresentaram requerimentos. São Paulo, o Estado com mais emissoras AM (274, no total), registrou 237 pedidos. Mato Grosso do Sul, com 55 estações, teve 51 pedidos.

Das 108 emissoras AM de Santa Catarina, 100 delas pediram a migração. No Paraná, onde existem 180 rádios AM, o número de pedidos chegou a 162. Os requerimentos atingem mais de 80% no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Acre, Roraima, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
Os radiodifusores que solicitaram a migração receberão um número de protocolo, para acompanhar a tramitação dos seus pedidos.

Impossibilidade Tudo que pelo menos fizer menção ou lembrança a Mauro Nazif (PSB), não vai ajudar em nada. É o caso da suposição do PSB de Mauro Nazif indicar o vice de Confúcio Moura (PMDB). Quem sabe, no interior, não faça nenhuma diferença, mas, em Porto Velho, cujo colégio eleitoral é muito grande, seria arriscar demais ter algum que seja ligado aos interesses do Mauro Nazif, cuja popularidade está mais baixa que poleiro de pato.

Hipótese Se o PSB quisesse indicar algum vice, seria muito melhor ter convencido no período certo ao prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires ter renunciado ao mandato para ser o vice de Confúcio (difícil, mas não impossível na época.). Acir Gurgacz (PDT) sairia ganhando, porque abriria mão do vice-governador no grupo para ser mantido como o senador à reeleição, mas ganharia a prefeitura de Ji-Paraná com o vice Marcito Pinto (PDT). Só que isso é leite derramado. Não dá mais.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Ji-Paraná ganhou um carro zero/km comprado com dinheiro do estado, mas que teve a indicação do deputado estadual Edvaldo Soares (PMDB). A título de curiosidade inútil, o carro zero do Proerd, se fosse trocado na Bolívia por Cocaína, daria uns 20 pacotes. Aqui ele vai ajudar nos trabalhos de uma instituição que tenta a todo custo orientar crianças e adolescentes quanto aos males dos vícios. Belo trabalho.

Mostrando as garras E a dona Marina Silva, hein? Ela agora está criando caso para não assumir o acordo que o partido dela e Eduardo Campos têm com o Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais, e quer, de qualquer jeito, lançar o ambientalista Apolo Heringer ao governo mineiro. Isso significa o primeiro arranca-rabo da Marina com o Eduardo Campos.

Duelo O vice-presidente da República, Michel Temer, encaminhou ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) o nome do diretor de Saúde Ambiental da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) Henrique de Carvalho Pires, para a presidência da pasta, ligada ao Ministério da Saúde. A indicação é alvo de nova crise com a bancada do PMDB da Câmara, chefiada pelo líder Eduardo Cunha (RJ), que já refutou a indicação de Temer.

Ameaças Para completar, em crise com o governo Dilma, deputados do PMDB garantem que vão “partir pra cima” do vice Michel Temer depois do feriadão da Semana Santa. O vice Michel Temer está fazendo reuniões com diretórios estaduais do PMDB para conter um possível levante da bancada.

Crise A onda de violência em Ouro Preto do Oeste movimenta a população em torno de um abaixo-assinado que pede mais segurança. Já pensou que legal se o Ministério Público de Ouro Preto começasse a investigar os assaltos à mão armada e furtos na cidade com afinco igual que se dedica a casos de improbidade administrativa? Certa vez ouvi alguém dizer que o MP tem que ser provocado para uma investigação.