COLUNA DO ROBERTO GUTIERREZ

Se o Lula tem título de doutor honoris causa, por que o Padre José de Anchieta não podia virar Santo sem nenhum milagre?

Publicada em 08 de April de 2014 às 14:20:00

Não somos absolutos, apenas jornalistas.

Não saberia dizer o que é ser jornalista. Muita gente me chama de jornalista, mas, nem sei ao certo, aliás, as coisas mudaram tanto que, por alguns momentos, penso que só a ficção poderia fazer uma análise política do mundo como está hoje.

Não vou dizer que sinto saudade da máquina de escrever, de uma rádio-foto, de uma rotativa cujo texto era digitado com chumbo derretido, ou da redação repleta de fumaça de cigarro. Acho que sinto saudade dos amigos que se foram e percebo que eu era jovem.

Quase 40 anos depois do primeiro texto publicado com uma assinatura minha, continuo aprendendo todo dia e, por vezes, até me emocionando com o emprego sutil de uma ideia no texto, cuja leitura desce macio.

O grande desafio é ousar pensar no que essa nova tecnologia – a era digital – nos levará. Que linguagem de texto empregar? Na atualidade escrevo coluna sobre análises, opinião, cotidiano, pitadas de humor – uma fórmula tão velha quanto à invenção de Gutemberg. Acredito que esse mosaico de informação que se tornou a Internet, um dia encontrará sua própria linguagem quanto à técnica do jornalismo. Não me sinto um dinossauro, mas um aprendiz da inovação.
Uma coisa sempre será igual: a capacidade de se indignar com os desmantelos, a necessidade de apurar os fatos e o desejo de que muito mais gente compartilhe da informação. As ações responsáveis e irresponsáveis também continuarão uma constante, o que vai mudar mesmo, e a forma, pois o conteúdo é existencial. Acredite, na atualidade, todos temos um quê de jornalista. (Roberto Gutierrez)

Retorno O prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) deverá retornar em breve ao cargo após o pedido de afastamento do cargo por até 180 dias. Alex estava nos Emirados Árabes, passou pela Europa e os Estados Unidos. Segundo disse o repórter Edmilson Rodrigues, Alex chega ainda nesta semana a Ouro Preto.

Sem volta Alex não renunciou ao cargo porque o governador Confúcio Moura (PMDB) resolveu concorrer à reeleição. A única coisa que poderia deixar o prefeito furioso é se, faltando alguns dias para a convenção, Confúcio resolvesse ‘fazer pipi pra trás’ e desistisse da candidatura.

Resumo A verdade é que o afastamento ao qual Alex Testoni se submeteu, serviu para duas coisas: para ele viajar bastante, descansar, e para alimentar toda a ordem de fofocas, comentários maldosos e todo o tipo de desconstrução contra ele, porque o Ministério Público deu crédito a denúncias que, segundo ronda nos bastidores, seriam inconsistentes.

Roubaram? O mundo está fantástico demais. O papa disse hoje que “Os cariocas roubaram meu coração”. Isso foi o suficiente para o serviço de inteligência rara do Rio de Janeiro esquematizar uma operação que promete vasculhar algumas favelas. Pensa numa ‘puliça’ ajeitada!!!

Anchieta Se o Lula tem título de doutor honoris causa, por que o Padre José de Anchieta não podia virar Santo sem nenhum milagre?

Honoris Pensando bem, o Vaticano criou o título honoris causa para Santo. E pensar que não faz muito tempo o vaticano andou cassando o titulo de muito santo. Isso está parecendo a Justiça Eleitoral – uma hora pode, outra não pode. Ô, raça!!!! Hehehe

Novidade Camisinhas com sabores de morango e chocolate são mais comuns, mas a versão caipirinha é novidade. Esta é a nova aposta da Prudence, que lançou a opção às vésperas do Carnaval e foi um sucesso. O problema agora é ter que mudar a campanha: se chupar, não dirija. Kkk

Não ria Uma modelo americana resolveu processar a Playboy depois de ficar com um hematoma impressionante na nádega direita. Durante um torneio de golfe organizado pela revista, ela ofereceu o próprio bumbum como suporte para a bolinha, mas levou uma tacada que resultou em uma lesão bastante feia. Elizabeth, de acordo com uma cópia do processo obtida pelo Daily Mail, diz que o ato não foi consentido e que havia sido informada de que apenas posaria para uma foto.

Decidido Em Ouro Preto do Oeste o PSD não terá mais o deputado estadual Jaques Testoni para reeleição. Essa notícia tem animado muita gente. O nome que seria apoiado pela família Testoni é o do vereador Geovane Fernandes. Outros pretendentes estão mais otimista, porque acham que, sem Jaques Testoni no processo eleitoral, aumentam as chances.