Com a desistência de Mariana, aliados de Nazif estão cantando vitória antes do tempo

Valdemir Caldas

Publicada em 26 de July de 2016 às 07:58:00

Com a desistência da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) de disputar a prefeitura de Porto Velho, aliados do prefeito Mauro Nazif (PSB) estão sorrindo à toa. Creem que, com a tucana fora do páreo, a reeleição de Nazif está no papo. Ele nem precisará fazer campanha, vociferam os mais entusiasmados. A história política portovelhense, contudo, está repleta de exemplos de candidatos aos mais diferentes postos de mando que foram dormir eleitos, acordaram derrotados e, o que é pior, com dívidas até o pescoço. Acreditaram em pesquisas e, coitados, deram com os burros n’água. Alguns ficaram traumatizados, que nunca mais disputaram uma eleição. 

Aliás, não sei o que levou Mariana a jogar pela janela a grande oportunidade de eleger-se prefeita de Porto Velho. E sem fazer muito esforço, diga-se. Só posso dizer que não acredito numa vírgula da sua esfarrapada justificativa. Esse negócio de falar que não tem ambição política é conversa para boi dormir. Pelo jeito, ela é a única pessoa que entrou na política e não pensa alçar voos mais altos. O que é isso, deputada? Não tente subestimar a inteligência dos outros. A senhora acabou se transformando no maior cabo eleitoral de Nazif. Em troca do quê?

Se os bajuladores do prefeito estão achando que a vitória está garantida só porque Mariana abandonou o barco, deixando seus eleitores na mão, estão redondamente enganados. Colherão uma tremenda derrotada. O povo não é bobo para cometer a mesma asneira duas vezes. Podem até dizer que Nazif é o preferido na corrida pela sucessão municipal. Afinal, papel aceita tudo. E quem tem boca fala o que quer. Mas não se esquecem de que o deputado estadual Léo Moraes pode surpreender muita gente. Acorrida apenas começou. Os obstáculos são muitos. Alguns, instransponíveis. Até que se prove o contrário, Nazif ainda não superou a fronteira dos discursos inócuos e das promessas messiânicas. Reconhecidamente, Mariana tomou a decisão errada. E, certamente, pagará um alto preço por isso.