Com apoio do governo, Federação das Indústrias lança Movimento Rondônia pela Educação

Uma iniciativa com seis metas prioritárias para ser desencadeadas em ações que serão definidas em um plano de trabalho que se estende até 2018.

Publicada em 24 de May de 2016 às 10:28:00

Confúcio Moura assina termo de adesão observado por Thomé e Glauco Corte

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) lançou na manhã desta segunda-feira (23), no Teatro Guaporé, o Movimento Rondônia pela Educação, uma iniciativa com seis metas prioritárias para ser desencadeadas em ações que serão definidas em um plano de trabalho que se estende até 2018. Com a assinatura do termo de adesão, o governador Confúcio Moura assegura apoio à proposta, anunciada pelo presidente da entidade, Marcelo Thomé.

O Movimento Rondônia pela Educação é inspirado em iniciativa consolidada no ano de 2013 em Santa Catarina por decisão da Federação das Indústrias daquele estado, e nasceu mediante uma provocação, conforme relato de Marcelo Thomé, da secretária da Educação Fatima Gavioli. Ela teria conhecido a experiência da Fiesc, levou o assunto a Thomé, que incorporou a ideia e oito meses depois a proposta é anunciada.

“Precisamos fazer uma revolução na educação, e essa proposta não é de uma instituição isoladamente”, disse Marcelo Thomé, convocando empresários, entidades sindicais e outras instituições da sociedade civil organizada a assinarem o termo de adesão ao Movimento Rondônia pela Educação. Um termo de cooperação técnica foi assinado pelo dirigente da Fiero com o presidente da entidade similar de Santa Catarina, Glauco José Corte.

Nesse primeiro momento, a Fiero e apoiadores iniciais irão buscar a adesão das empresas de Rondônia. Essa adesão não significa o comprometimento com alguma ação educacional especifica, mas uma sinalização de apoio ao Movimento Rondônia pela Educação. As ações serão aprovadas pelo Conselho de Governança da Fiero.

Zerar o analfabetismo entre os trabalhadores de Rondônia; integrar a escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria são as metas anunciadas.

“Esta é uma parceria fantástica, salvadora e que poderá acolher o jovem que está com dificuldade na escola, ou que está na malandragem, no subemprego”, disse o governador Confúcio Moura, parabenizando a iniciativa. Ele destacou as diversas parcerias que o governo estadual tem alcançado, citando entre elas com o Itaú Social, o Instituto Airton Sena, a Fundação Roberto Marinho, o Ifro, Escolas Famílias Agricolas e Instituto Abaitará, para avançar a educação em Rondônia.