Com formação certificada pela FGV, Secretaria da Educação profissionaliza planejamento, gestão e controle     

Cerca de 80 servidores cursaram cursos da FGV.

Publicada em 09 de December de 2016 às 11:14:00

Cerca de 80 servidores cursaram cursos da FGV.

Os quase 80 funcionários públicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) diplomados nessa quinta-feira (8)  num dos cinco cursos oferecidos pela Porto FGV, credenciada da instituição sediada no Rio de Janeiro, e que mediante franquia se instalou em Rondônia em 2010, constituem um seleto grupo qualificado em áreas que pouco ou quase nenhuma atenção receberam desde a criação do estado.

“Pela primeira vez, posso dizer, temos uma equipe qualificada em planejamento, gestão e controle. Todos os avanços que vivemos hoje nessas áreas só estão sendo possíveis porque esse grupo conseguiu cumprir suas atividades, obteve notas, concluiu o curso, se especializou”, disse a secretária Fátima Gavioli.

Não há concursos para áreas especificas, necessárias para administrar a educação. “Professores habilitados em matemática são gestores financeiros, por exemplo.  Agora se especializaram, e isso partiu do governador Confúcio que tem preocupação grande com a gestão pública.  Acredito que em curto espaço de tempo vai haver profissionalização muito grande na Seduc por causa desses cursos, e também nas Coordenadorias Regionais, como Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná”, afirmou.

O investimento do governo de Rondônia na formação desses servidores é de aproximadamente R$ 2 milhões. MBA em gerenciamento de projetos, em gestão de pessoas, em gestão estratégica da tecnologia da informação e gestão financeira, controladoria e auditoria e ainda pós-graduação em administração pública foram os cursos oferecidos.

“Sou funcionária de carreira. Não existiu até aqui, e talvez tão cedo nós não tenhamos outro governador que queira melhorar tanto a educação em Rondônia”, disse Fátima Gavioli, conclamando a seguir os servidores para se engajarem nas ações de melhoria dos indicadores da educação. “Não vamos deixar o Pisa cair em Rondônia”, conclamou.

O diretor de Operações da Porto FGV, Rodrigo Campos, disse que desde o início, logo no primeiro mandato, Confúcio Moura propagava a ideia de investir nas melhores instituições do País. “Assim ele fez. Muito bom ver esse progresso. É muito gratificante ver vocês superarem os desafios. De ir até o fim do MBA. É muito gratificante para nós enquanto instituição estarem formados por nós. Parabéns à Seduc pelo investimento, pelo compromisso com os servidores e com o estado para que entreguem aos cidadãos serviços de qualidade”, pontuou.

O secretário-adjunto da Educação, Márcio Felix, disse que muitos dos diplomados já fazem mestrado, com apoio do governo, e que há um ano e meio em que está no cargo observa que a gestão da Seduc tem melhorado. “Esse projeto deu certo, e vemos o resultado na prática. Esse grupo diferenciado atua no planejamento estratégico, na parte de compras, termo de referências, licitação, no financeiro, controle interno e jurídico”, apontou.

MULTIPLICAR O CONHECIMENTO 

Como se trata de instituição conceituada, com professores qualificados, que deixam São Paulo e Rio de Janeiro para dar aulas em diversas regiões do País,  o investimento em formação é caro, sendo possível somente para grupos pequenos. “Não é comum governos fazerem este tipo de investimento. O valor é alto. Então, é preciso expandir, multiplicar o conhecimento. Essa é a visão  do governador Confúcio Moura, é o que incentivo e proponho, e esse grupo já está produzindo filhotes por aí”, disse Fátima Gavioli.

O investimento prossegue. O governo está pagando para a maioria dos diplomados mestrado na Universidade de Juiz de Fora (MG), na área de avaliação, monitoramento e controle e investindo também em doutorado em educação.

 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes