Começa nesta terça-feira, em Porto Velho, a 1ª Jornada de Segurança do Paciente do Hospital de Base

Deverão participar da jornada usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)...

Publicada em 27 de June de 2016 às 11:12:00

Hb. estacionamento fotos esio mendes   (1)

Evento é coordenado pelo Hospital de Base Ary Pinheiro

São Paulo, Brasília, Goiás e Rondônia vão debater, desta terça-feira (28) até quinta-feira (3), no auditório do Conselho de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho, protocolos nacionais de segurança do paciente, durante a 1ª Jornada de Segurança do Paciente, promovida pelo governo de Rondônia. Além de Porto Velho, participarão do evento coordenado pelo Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) os municípios de Ariquemes, Itapuã d’Oeste, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Luiz Eduardo Maiorquim, o objetivo da 1ª Jornada de Segurança do Paciente é proporcionar a integração de profissionais da saúde e estudantes das instituições de ensino ligados à área, além de promover a troca de experiência, informação e conhecimento entre os profissionais de saúde das instituições públicas e privadas que possuem Núcleo de Segurança do Paciente. Outra meta é difundir os protocolos sobre segurança do paciente entre a comunidade acadêmica.

O Núcleo de Segurança do Paciente trabalha em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Hospital. Uma de suas atribuições é inserir os profissionais de saúde no processo do cuidado seguro e com qualidade, bem como, integrar a sociedade nesse processo através dos eventos interno e externo.

Deverão participar da jornada usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), membros de outras instituições de saúde, órgãos fiscalizadores, faculdades, conselhos, associações, departamentos e comissões.

Está confirmada, também, a participação do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), referência na América do Sul, com sede em São Paulo; Maternidade Municipal Mãe Esperança, Hospital João Paulo II, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Hospital Infantil Cosme e Damião, Agevisa, Anvisa, Universidade Estadual de São Paulo (USP) e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

Os debates terão ainda a presença de professores de instituições acadêmicas de Porto Velho, Conselho Estadual de Medicina, Conselho Estadual de Enfermagem, Conselho Estadual de Odontologia, Anadem, Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest), Comissão de Hemovigilância Federal, Departamento de Odontologia da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás, Departamento do Serviço de Doação de Órgãos e pacientes assistidos pelo HBAP.

A abertura, de acordo com a  coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Vanessa Ezaki, acontecerá às 8h30.

Às 9h, o diretor técnico Rodrigo Bastos, especialista em cirurgia digestiva pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, fará uma breve apresentação sobre a história do Hospital de Base.

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (NSP-HBAP) foi implantado em 2014, através da Portaria 106/2014, e em cumprimento à RDC 36/ 2013 Anvisa, é composto por uma equipe multiprofissional. “Trata-se de uma estância do serviço de saúde, criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde”, disse Vanessa.