Comissão de Agropecuária da Assembleia faz balanço de dois anos

O fortalecimento do setor foi avaliado como altamente positivo pelos membros da comissão.

Publicada em 22 de fevereiro de 2017 às 15:11:00

Dois anos de fortalecimento das ações voltadas para a agricultura e pecuária do Estado de Rondônia. Esse foi o principal tema da primeira reunião de 2017 da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (22).

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), presidente da Comissão, destacou o trabalho de dois anos com o fortalecimento das lavouras cacaueira e cafeeira, em ações conjuntas com o governo do Estado. Também citou os trabalhos feitos pela Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o monopólio dos frigoríficos, afirmando que a parte parlamentar foi feita, restando agora uma posição da Justiça, para onde foi enviado o relatório final.

Foi aprovada indicação ao governo do Estado para isenção das guias de transporte das mudas, do viveiro até o município agraciado com a distribuição. Adelino ainda alertou ao governo que a entrega das mudas está atrasada e que, como conseqüência o plantio sofrerá uma perda substancial nas mudas.

Com relação à importação de café, pretendida pelo governo federal e agora suspensa pelo presidente Michel Temer, Lazinho da Fetagro aprovou um manifesto em nome da comissão, elogiando a postura em suspender a importação e solicitando que a medida se efetive de vez, já que a produção nacional, principalmente a de Rondônia, poderá sofrer um baque grande se a importação for autorizada.

Também participaram ainda da reunião da comissão, os deputados Ribamar Araújo (PR) e Aélcio da TV (PP).