Comissão de estágio pede rigor dos acadêmicos quanto o cumprimento de normas

O objetivo principal, segundo a presidente da Comissão, enfermeira Clécia Abreu, é fazer com que os estagiários cumpram rigorosamente as orientações, quanto as normas e rotinas de estágio.

Publicada em 11 de June de 2013 às 09:36:00

A reunião semestral com representantes de Instituições de Ensino, aconteceu na semana passada, no auditório do Pronto Socorro João Paulo II, onde foram repassadas várias informações pertinentes às atribuições dos estudantes que realizam estágios na unidade. O objetivo principal, segundo a presidente da Comissão, enfermeira Clécia Abreu, é fazer com que os estagiários cumpram rigorosamente as orientações, quanto as normas e rotinas de estágio.

“Precisamos garantir um melhor dimensionamento desses estagiários nos vários setores, de maneira que haja um bom relacionamento entre servidores, paciente e os próprios estagiários”, disse. A enfermeira explica ainda que em locais abertos como, Alas e PS, são autorizados seis estagiários por setor. Em se tratando de locais restritos, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico e Sala de Urgência e Emergência, são apenas 4 acadêmico, conforme regulamento de estágio.

Na ocasião, a enfermeira Estela Araújo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do João Paulo II, fez uma série de orientações aos coordenadores, quanto aos procedimentos operacionais padrão. Entre os procedimentos destacam-se, a Normatização de procedimentos adotados aos Trabalhadores da Área de Saúde, pós acidente Per cutâneo, cutâneo e Mucosa, com material biológico. A enfermeira pediu rigor dos coordenadores, ao cobrarem dos acadêmicos o uso obrigatório dos Equipamento de Proteção Individual (EPI), seguir o gerenciamento do lixo hospitalar (PGRSS/HEPSJP-II) e quanto a higienização das mão, antes e após qualquer procedimento.

Participaram da reunião representante dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Técnicos de Enfermagem das seguintes Instituições: Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), São Lucas, Faculdade de Rondônia (FARO), Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON) e Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). No nível técnico, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RO), Escola Técnica Sindsaúde e Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).

Texto: Bosco Cardoso
Fonte: Assessoria JP II

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social