Comitê discute com MEC criação de nova universidade em Rondônia

O documento com um conjunto de argumentações foi entregue em audiência, solicitada pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO).

Publicada em 21 de November de 2013 às 11:54:00

O trabalho realizado em prol da criação de mais uma universidade federal para melhorar o atendimento do ensino superior no Estado de Rondônia foi apresentado à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação, Adriana Weska. O documento com um conjunto de argumentações foi entregue em audiência, solicitada pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), com participação de representantes do Comitê Pró-Criação e parlamentares da bancada federal ocorreu na manhã de quarta-feira (20), na sede do MEC em Brasília.

Os parlamentares explicaram que o projeto de reestruturação universitária no estado surgiu por iniciativa da comunidade acadêmica do Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Ji-Paraná. E que a proposta de criação de uma nova universidade, por meio do desmembramento da Unir, foi construída com diálogo em audiências públicas com participação da sociedade civil e de integrantes dos outros campos das cidades próximas.

O deputado Anselmo de Jesus ressaltou que a oferta de cursos superiores é insuficiente para atender a demanda. Segundo ele, a necessidade de ampliação do ensino superior é urgente e Ji-Paraná, no momento, reúne todas as condições para receber esse empreendimento.

“Nós da bancada da Região Norte definimos como prioridade lutar por uma política que melhore a oferta de educação profissional nos nossos estados, é inadmissível que o Estado de Minas Gerais tenha mais universidades que toda a região amazônica. Estamos unidos para mudar essa situação”, afirmou.


Ao apresentar um conjunto de 13 argumentos que justificam a nova universidade, a vereadora Márcia Regina enfatizou que os indicadores são favoráveis, há previsão de crescimento acentuado da cidade na próxima década. Ela citou estudo divulgado no mês de julho pela Revista Exame, que aponta Ji-Paraná como uma das cidades brasileiras que mais crescerá até o ano de 2020. Além disso, a região central de Rondônia é a de maior densidade demográfica do estado.

Márcia informou ainda que a prefeitura disponibilizou terreno para as instalações do centro universitário.
Adriana Weska disse que é “louvável” a iniciativa de representantes da sociedade de reivindicar “mais educação.” Porém o governo trabalho no momento na consolidação da expansão em curso, mas há expectativa que com a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE) esse cenário seja alterado. O plano prevê objetivos e metas para o ensino no país em todos os níveis. Uma das metas é elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. Segundo a secretária, considerando essa conjuntura o projeto de Rondônia está no caminho certo.

Participaram da audiência os deputados Padre Ton (PT) e Marcos Rogério (PDT), o senador Acir Gurgacz e os vereadores de Ji-Paraná, Ida Fernandes (PV), Edvaldo Gomes (PSB), e Anderson Exceller (PSD).