Comitiva de jovens advogados visita o TRT da 14ª Região e acompanha sessão da 1ª Turma

Durante a atividade de responsabilidade socioambiental "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" conheceram o funcionamento de setores do Regional e assistiram a Sessão da 1ª Turma do TRT14.

Publicada em 25 de August de 2016 às 12:56:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região recebeu, nesta quarta-feira (24/8), a visita de uma comitiva de jovens advogados em Porto Velho, acompanhados da Comissão do Acolhimento do Jovem Advogado da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB/RO). Durante a atividade de responsabilidade socioambiental "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" conheceram o funcionamento de setores do Regional e assistiram a Sessão da 1ª Turma do TRT14.

O Memorial da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre foi a porta de entrada para que todos conhecessem a história do TRT da 14ª Região, que neste ano comemora 30 anos de instalação. O servidor Celso Gomes, assessor de Comunicação do Regional, ressaltou os avanços da Justiça Especializada ao longo das três décadas, no campo tecnológico e do atendimento em 100% da população de ambos os Estados da jurisdição, além da segunda Instância, nas 32 Varas do Trabalho e das Varas Itinerantes.

Na sequência, os servidores da Diretoria de Serviço de Cadastramento e Distribuição, Eliana Fonseca e Iverson Pequeno, explicaram o funcionamento do setor, em especial as mudanças quanto ao Processo Judicial Eletrônico PJe-JT no momento de protocolizar recursos e demais documentos. O setor faz autuação nos casos de processos físicos, a exemplo dos precatórios, nos demais são todos eletrônicos, além de recebimento e distribuição de correspondências entre outras atividades.

O servidor Alexandre Gonçalves Zimmermman, Secretário da 2ª Turma do TRT, explicou o funcionamento das Turmas e Pleno, destacou que o Regional tem se valido bastante da tecnologia, nos julgamentos e sustentações orais e até participação de membros da Corte e em algumas ocasiões, por meio de videoconferências, com isso torna ainda mais célere o julgamento. Zimmermman detalhou acerca das atividades e trâmites desenvolvidos em Segunda Instância.

Sustentação oral à distância

Durante a Sessão da 1ª Turma do TRT14, a Desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, saudou os novos advogados que começam suas atividades na vida forense e ressaltou a importância da sabedoria, serenidade, sensibilidade, sobretudo humildade para acolher a cada um que bater à porta dos seus escritórios na busca de justiça e apresentou os demais membros da Turma, Juízes do Trabalho titulares de Varas Convocados Shikou Sadahiro e Afrânio Viana Gonçalves e o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, Marcos Gomes Cutrim.

Iniciou a sessão com a sustentação oral da advogada Andressa Jucá, por meio de vídeoconferência, mesmo ela estando em Cacoal, interior do Estado, que aproveitou para saudar os novos colegas. 

Os advogados também conheceram a Central de Mandados no Fórum Trabalhista, oportunidade em que os Oficiais de Justiça Nestor Lima Nunes e Eldo Oliveira Alves Silva, fizeram algumas sugestões aos novos advogados que contribuem na celeridade processual como por exemplo ao peticionar colocarem o CEP correto da rua, endereço com pontos de referências, e se possível, informarem telefones de contatos das partes, quanto mais informação melhor, pois assim evita-se retrabalho e em alguns casos atrasos na solução da demanda, enfatizou Eldo Silva. 

A visita foi encerrada no Escritório Corporativo da OAB, no Fórum Trabalhista de Porto Velho, onde receberam orientações do advogado Michel Mesquita, vice-presidente da Comissão de Acolhimento de Jovens Advogados da OAB/RO, sobre as atividades e atendimentos de advogados para peticionamento e acompanhamento de reclamatórias trabalhistas, entre outras informações. Os Escritórios Corporativos fazem parte de Convênios firmados entre o TRT14 e as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia e do Acre.

De acordo com a advogada Telma dos Santos Alencar, membro da Comissão do Acolhimento do Jovem Advogado da OAB/RO, a visita aos setores do Tribunal é muito importante, pois os advogados ficam sabendo onde e como deverão direcionar o seu trabalho, e ainda os esclarecimentos prestados por servidores e magistrados muito contribuíram para que eles se sentissem acolhidos na Justiça do Trabalho.

Galeria de fotos

Ascom/TRT14