Como anda a sua recolhida Misoginia???

Davi Nogueira

Publicada em 06 de July de 2015 às 08:51:00

1. Como anda a sua recolhida Misoginia???
Muitos de nós, entre os quais, de forma modesta, este semeador de letras se inclui, está longe de ser agraciado com o título de “ícone dourado do bom comportamento político”. Quantas vezes já radicalizamos na luta sindical ou política? Quantas vezes produzimos charges e caricaturas fortes sobre personalidades representativas daquilo antagônico ao que reivindicávamos bravamente nos diferentes espaços? Quantas vezes escrevemos e publicamos coisas inimagináveis a partir da seiva de uma grande frustração? Quantas vezes deixamos a ira da emoção superar a inabalável força da razão?... onde diabos andavas tu nesta vida, caso a resposta a tais indagações seja algo do tipo: “não... jamais participei de algo assim”??!!!

2. Todos carregamos nossos pecados
Esse pulsar do sangue nas veias sempre acompanhou de perto (e de forma mais criativa) as mentes cujos pés, pelo menos por um tempo, mantiveram-se fincados na dita esquerda política. Não obstante, tal comportamento beligerante jamais foi privilégio exclusivo dos vermelhinhos. Por motivações distintas, a chamada direita conservadora também produziu seus “pit-bulls” ideológicos. E assim, caminhamos nós pelo tempo e espaço... entre avanços festivos e retrocessos lacrimosos na dura jornada da organização social.

3. Ainda somos humanos... ou não?

Este papo furado surge da observação daquilo que se tem visto recentemente em relação à figura da Presidenta da República do Brasil. Aqui não cabe juízo de valor se ela é boa ou ruim enquanto política. Se concordo ou não com suas atitudes e decisões. Ou se suas cores partidárias são simpáticas ou odiosas para mim. Cada um pense o que quiser. No entanto, essa liberdade de pensamento e ação têm limites civilizatórios a serem preservados. O respeito ao sexo feminino e a dignidade da mulher como pessoa humana não podem ser objeto de “relativa” condescendência. Penso, pelo menos alguns, já evoluíram mais do que isso.

4. Misoginia* patética... O que pensam as Mulheres?

A distribuição de adesivos da Senhora Dilma Rousseff com escancarada mensagem de violência sexual contra ela ultrapassou, de longe, os limites do tolerável. Entender como natural a propagação desse tipo de mensagem é referendar a violência contra as mulheres como algo normal, trivial, aceitável dentro dos padrões de nossa cultura. É colocar combustível em comportamentos como os que ocorreram no Piauí envolvendo jovens meninas humildes (todas violentadas, humilhadas e mortas em grotesca agressão sexual). Este tipo de comportamento, que se vê como “gracinha” em alguns locais, entrou no perigoso campo da ilegalidade jurídica (a ser questionada no espaço adequado) e entrou no da delinquência política.

5. A democracia tem limites ou não???

Não consigo imaginar esses delinquentes promovendo, com sua coragem inusitada, um material bizarro e grotesco como esse na Alemanha, com a Chanceler Ângela Merkel! Ou no Chile, com Michelle Bachelet. O respeito à instituição “Presidência do Brasil” deve ser mantido (inclusive por meios judiciais), pois, bem ou mal, representa a todos nós como nação. Por outro lado, esse material incentivador do ódio e repulsa contra as mulheres, mostra a deplorável covardia sexista de uma direita cada vez mais selvagem. Alguém imaginaria um belo carrão americano, com um adesivo do Barack Obama, em “posição de cavalinho”... bumbum para o ar... com uma banana de dinamite no “furico pessoal”, desfilando pelas ruas de Washington???? O mesmo pelas ruas de Paris com a imagem do presidente francês François Hollande??? A democracia impõe limites para sua própria convivência, respeito e sobrevivência. Será que esse ódio alimentado por conta de frustrações políticas eleitorais momentâneas ajuda na consolidação da democracia permanente???

*Misoginia – Substantivo feminino. Ódio ou aversão à mulher.