Complexo Palácio Rio Madeira abriga 95% dos órgãos do governo estadual

Nos próximos dias, o Diário Oficial de Rondônia (Diofi) e parte da Secretaria de Finanças (Sefin) serão acomodados respectivamente no 6º e 5º andar.

Publicada em 22 de July de 2015 às 17:20:00

Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia
Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia

Os cinco prédios que compõem o conjunto administrativo Complexo Rio Madeira, localizado na avenida Farqhuar, entre as ruas Pio XII e Padre Chiquinho, já abrigam praticamente todos os órgãos públicos da administração direta do governo de Rondônia. A superintendente de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), Isis Queiroz, calcula que 95% de toda a estrutura da gestão estadual estão funcionando nas novas instalações.

Responsável pela organização e providências da logística de todo o complexo administrativo, a superintendente tem trabalhado inclusive nos finais de semana para que todas as mudanças ocorram, com o propósito de se inaugurar oficialmente o Palácio Rio Madeira entre os dias 20 e 21 de agosto, conforme antecipou o governador Confúcio Moura.

No prédio central – edifício Rio Pacaas Novos -, onde está o gabinete do governador e órgãos que o assessoram mais diretamente -, Isis Queiroz afirma que a parte elétrica e logística do 1º ao 4º andar estão prontas, faltando ser entregues o mobiliário, onde devem ser instaladas a Superintendência de Licitação (Supel) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) entre outros órgãos.

Nos próximos dias, o Diário Oficial de Rondônia (Diofi) e parte da Secretaria de Finanças (Sefin) serão acomodados respectivamente no 6º e 5º andar. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) também está se transferindo em breve para o Complexo Rio Madeira.

“A Sugespe está atuando para organizar este momento, com uma série de providencias sendo tomadas. Nos próximos dias deveremos abrir espaço, uma garagem próxima ao complexo, para a frota administrativa de veículos. Com isso, 400 novas vagas serão abertas no estacionamento”, afirma Isis Queiroz.

Ela também conta que está sendo providenciada uma adequação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) para que a acessibilidade dos funcionários e usuários dos prédios seja facilitada nos horários de pico com a abertura de mais um acesso ao estacionamento.

Outra providência que começou a ser implantada, segundo Isis, é a identidade visual de cada um dos cinco prédios, cujos nomes foram definidos no decreto 16009, de 28 de junho de 2011. As edificações foram assim denominadas: Rio Pacaás Novos, a edificação central; Rio Machado, a primeira estrutura à direita, partindo da edificação central; Rio Jamari, a edificação curva central à direita, partindo do prédio central; Rio Guaporé, a primeira edificação à esquerda, partindo do prédio central, e Rio Cautário, a edificação curva central à esquerda, partindo do edifício principal.

Espaços no Complexo Rio Madeira serão utilizados para atividades culturais – exposição de fotografias e artes plásticas entre elas, para valorização dos artistas regionais. “A identidade visual, com motivos e símbolos que remetem às belezas do Estado, a decoração e a abertura de espaços para exposições irão integrar todo o ambiente”, diz a superintendente da Sugespe, lembrando que 5 mil servidores e aproximadamente um público de 3 mil pessoas transitam no local.

No térreo do prédio principal, com 11 andares, já estão instaladas a brigada de incêndio e ambulatório. “Mais de 150 brigadistas foram formados, existem bombeiros fixos no local, o ambulatório é básico, mas dentro em breve será ampliado com o estabelecimento de ciclo de atendimento ao servidor”, afirma.

Decom - Governo de Rondônia