Concluído mais um trecho da Linha Jauru-Porto Velho

Os procedimentos e negociações estão avançados junto aos órgãos reguladores para a incorporação de 100% dos ativos da LVTE pela Eletrobras Eletronorte.

Publicada em 09 de December de 2015 às 07:01:00

A Eletrobras Eletronorte participou na madrugada desta segunda-feira, 7 de dezembro, da energização da interligação Vilhena/Pimenta Bueno, em Rondônia, que faz parte da Linha de Transmissão 230 kV Porto Velho (RO) – Jauru (MT), com 987 km de extensão e prazo de concessão de 30 anos. O empreendimento é de responsabilidade da Linha Verde Transmissora de Energia S/A (LVTE), Sociedade de Propósito Específico composta pela Abengoa, com 51% de participação societária, e Eletrobras Eletronorte, com 49%.

Com essa obra, 562 km do empreendimento estão concluídos, além de seis bays de subestações em operação. Já são três os trechos energizados: Jauru (MT)/Vilhena (RO), com 340 km de extensão; Vilhena/Pimenta Bueno (RO), com 180 km; e Samuel/ Porto Velho (RO), com 42 km.

“Esse empreendimento reforça e melhora as condições de suprimento para os Estados de Rondônia e Acre, e minimiza os constantes apagões na região. Os desafios estão sendo vencidos com grandes esforços e dedicação por parte dos trabalhadores da Eletronorte”, declara Cid Antunes Horta, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte.

O planejamento do empreendimento prevê a energização do trecho Ariquemes/Samuel (RO), com 160 km, até o dia 20 de dezembro, o que possibilitará o recebimento da Receita Anual Permitida (RAP) da ordem de R$ 3 milhões por mês, para esses trechos.

A parte final da Linha de Transmissão, com 265 km entre Ji-Paraná e Ariquemes, em Rondônia, já está em fase de lançamento de cabos, com previsão de conclusão até 20 de abril de 2016.

O diretor-presidente da Linha Verde Transmissora de Energia, João Neves Teixeira Filho, afirma que “essa obra agrega grande valor às interligações entre os Estados e o Sistema Interligado Nacional, não só transmitindo um bloco maior de energia, mas trazendo flexibilidade operativa e segurança na prestação deste serviço público”.

Os procedimentos e negociações estão avançados junto aos órgãos reguladores para a incorporação de 100% dos ativos da LVTE pela Eletrobras  Eletronorte.