Concurso de Qualidade do Café estimula a produção

Presidente da Assembleia manifesta apoio à cafeicultura em Rondônia.

Publicada em 04 de May de 2016 às 11:14:00

Com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do café em Rondônia, com ênfase na produção sustentável, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) promovem o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia.

A Assembleia Legislativa, que tem apoiado o fortalecimento da cafeicultura, com a destinação de emendas e outras ações, é parceira dessa iniciativa.

“A cafeicultura está em um bom momento e é importante que haja o estímulo à qualidade e ao aumento da produtividade. Rondônia diversifica a sua agricultura e a produção de café tem se destacado, por assegurar boa rentabilidade aos produtores”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB).

No final de semana, o parlamentar participou de um evento sobre a cafeicultura, em Ministro Andreazza, quando foi informado pelo técnico da Emater, Humberto Peres, que o lançamento do concurso ocorrerá no próximo dia 12, em Porto Velho.

As inscrições dos produtores interessados em disputar o concurso já estão abertas e podem ser feitas em qualquer escritório da Emater em Rondônia, até o dia 30 de junho. Serão duas premiações regionais, sendo uma em Cacoal, marcada para 19 de agosto e outra em Machadinho do Oeste, prevista para o dia 26 de agosto.

No concurso, serão avaliados critérios como a fragrância, aroma, defeitos, acidez, amargor, corpo, sabor residual e adstringência. A fase final será em Porto Velho, no dia 14 de setembro, quando serão distribuídos R$ 6.000,00 em premiação. Os dez melhores classificados poderão participar de um leilão, organizado pela Comissão Promotora do Concurso.