Confiante em segurança jurídica, PSDB homologa candidatura de Expedito

Pluralidade do público que lotou Talismã 21 mostrou dimensão da expectativa por mudanças.

Publicada em 28 de June de 2014 às 04:01:00

Com o espaço interno da cada de shows Talismã 21 totalmente lotado, o PSDB homologou na tarde desta sexta-feira (27) a candidatura do ex-senador Expedito Junior ao governo do Estado. A euforia dos convencionais, filiados e simpatizantes da candidatura mostra ter se dissipado totalmente um eventual temor de que a candidatura seja barrada pela Justiça Eleitoral, em função de sua inelegibilidade. O último entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao analisar uma situação análoga à de Expedito, garante a segurança jurídica à postulação do tucano.

O multifacetado público que compareceu ao evento político deixou transparecer a forte penetração do nome de Expedito Junior nos diversos segmentos profissionais, entre categorias distintas de servidores e junto às lideranças políticas. Até mesmo políticos do PMDB, principal adversário do candidato tucano prestigiaram a convenção e deram depoimento em defesa da candidatura do PSDB.

O ex-prefeito de Jaru, por exemplo, Jean das Muletas, da tradicional família de políticos da região central do Estado, mostrou que o clã está rachado. Líder de uma caravana de Jaru e região, com a presença de vereadores, inclusive, o ex-prefeito deu depoimento prometendo “trabalhar muito para um futuro melhor para Rondônia nas mãos de Expedito Junior”.

Pilotando uma coligação de 11 partidos, Expedito Junior forma chapa majoritária com o deputado estadual Neodi Carlos, seu vice e com o deputado federal Moreira Mendes, que deverá concorrer ao senado, tendo o ex-promotorHildon Chaves, como um dos suplentes.

Na composição das coligações proporcionais, algumas surpresas características da hora última das convenções. O PSD, por exemplo, decidiu concorrer a deputado estadual com nominata própria, tendo como sua principal estrela o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, um dos políticos mais festejados ao chegar no local da convenção. Junto com ele, nomes como do deputado Brito do Incra e o ex-vice prefeito de Jaru, Flávio Corrêa.
O PSDB também deverá concorrer com nominata próprio, tendo como puxadores de votos os deputados estaduais Euclides Maciel, de Ji-Paraná e Jean Oliveira, que mantém suas principais bases eleitorais na Zona da Mata e em Porto Velho.

Antes do pronunciamento de Expedito Junior, foram exibidos vídeos de depoimentos das principais lideranças nacionais do PSDB, dentre as quais o governador e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e José Serra, os senadores Aloysio Nunes e Jutahy Magalhães e foi lida ainda uma mensagem do próprio Aécio Neves, candidato à presidente da República, desejando sucesso à postulação do colega. Serra lembrou que na última eleição para presidente, Rondônia deu vitória ao candidato tucano.

Num discurso muito rápido, entrecortado por ovações e aclamações, Expedito Junior foi sucinto: prometeu um governo de pulso, sem direito de errar, enviou mensagem especial aos portovelhenses, ao afirmar que não governará de costas para a capital e disse conhecer muito bem as necessidades que vão do pequeno agricultor familiar ao grande empresário. “A grande mudança já começa neste momento”, disse ao final, em tom de convocação.

Por Valbran Junior