Confúcio cobra do Planalto solução para a transposição e liberação de emendas

Confúcio afirmou que a transposição virou uma novela demorada e o que foi necessitado do Estado, foi feito, falta o cumprimento do governo federal.

Publicada em 11 de October de 2013 às 16:19:00

Fonte: Decom

Brasília - Na audiência no Palácio do Planalto com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nessa quinta-feira (10), o governador Confúcio Moura levou várias reivindicações, entre elas, a prioridade para disponibilizar os recursos das emendas de bancada relativas ao Orçamento Geral da União (OGU), e a transposição dos servidores rondonienses para os quadros federais.

Confúcio afirmou que a transposição virou uma novela demorada e o que foi necessitado do Estado, foi feito, falta o cumprimento do governo federal. ”As equipes, gente, advogados, carros, computadores com internet, impressoras, móveis, tudo o Estado patrocinou. Em Rondônia os processos foram encaminhados pelos servidores federais do Ministério da Fazenda e aqui em Brasília está um rolo burocrático de entendimento que não anda”, desabafou o governador.

A ministra Gleisi Hoffmann disse que ligaria ainda na quinta-feira para a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para que ela chame a sua equipe e agilize o processo, porque não há mais o que explicar nessa situação burocrática e longa.

Quanta as emendas de bancada, o governador explicou à ministra, a importância de cada uma delas para Rondônia. “Temos emenda para os institutos federais, saúde, educação, maquinários e temos também para o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, ressaltou Confúcio. A ministra disse que irá fazer um pente fino para eleger as prioridades.

Na audiência, houve tempo suficiente para conversarem sobre índios, usinas e o Estado de Rondônia. “Demos asas as prosas, e foi muito interessante. Falamos sobre as comunidades indígenas de Guajará, dos índios Cinta Larga de Espigão, do Suruís de Cacoal. Falamos de Rondônia e seu crescimento”, completou Confúcio.

O governador comentou que pretende voltar em breve ao Palácio do Planalto para tratar de outros assuntos que não seja o da transposição. Participou também da audiência, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Zôzimo Macedo
Fotos: Zôzimo Macedo