Confúcio diz que Estado joga dinheiro fora na educação

Para o governador, “é como se ‘queimasse’ o dinheiro público da educação média numa grande fogueira no meio da rua”.

Publicada em 12/01/2012 às 04:45:00

Da reportagem do TUDORONDONIA


O governador Confúcio Moura (PMDB) reconheceu, em seu blog, a crise no ensino médio rondoniense. O Estado de Rondônia – admite o governador – é campeão de evasão escolar no ensino médio. Segundo pesquisa citada por ele, 68,4% dos alunos entre 15 e 17 anos desistem da escola.

“Este dado real é dramático. Praticamente o Estado está jogando dinheiro fora. Mantém a estrutura da escola, de pagamento de professores, custeio, enfim, e o resultado é praticamente nenhum”, escreve o governador em seu blog.

Para o governador, “é como se ‘queimasse’ o dinheiro público da educação média numa grande fogueira no meio da rua”.
Apesar de reconhecer o desastre, o governador não apontou nenhuma solução prática para o problema, a não ser medidas vagas e genéricas, como”... uma reflexão de todos. Uma reação forte. Um plano estratégico emergencial e com metas definidas”.

Ele não diz, no entanto, nem quando nem como pretende  colocar em prática o tal “plano estratégico emergencial”.

Leia a íntegra do texto posado pelo governador em seu blog:

ENSINO MÉDIO EM CRISE
Tags: ENSINO MÉDIO EM CRISE
Postado por: Confúcio Moura | 12 janeiro , 2012 | No Comments »

O Jornal Alto Madeira de ontem publicou um pesquisa “triste” para Rondonia. É o campeão de evasão escolar no ensino médio. 68,4% dos alunos entre 15 e 17 anos desistem da escola. Este dado real é dramático. Praticamente o Estado está jogando dinheiro fora. Mantém a estrutura da escola, de pagamento de professores, custeio, enfim, e o resultado é praticamente nenhum.

É como se “queimasse” o dinheiro público da educação média numa grande fogueira no meio da rua. Estes dados impõem uma reflexão de todos. Uma reação forte. Um plano estratégico emergencial e com metas definidas. Além da incerteza, de estarmos jogando na rua da amargura a nossa juventude. Que fica por aí sem rumo, zanzando, quando muito fazendo alguns “bicos”, no subemprego ou que é pior, entrando em caminhos turvos das drogas e da criminalidade.
Rondônia é campeã da “bagaceira” geral da educação média. Nem me interessa se os outros Estados estão chegando perto de nós. Mostra que neste quesito – o Brasil está péssimo. Eu não quero ser o campeão dos piores. Pelo amor de Deus! Mas, infelizmente, esta é a dura realidade, sem cheiro e nem vela.
Chegou a hora do governo reagir. E do povo rondoniense se unir. Porque o Brasil só une em duas situações – na Copa do Mundo e no Carnaval. Agora, a situação é de destruição da nossa juventude. Uma destruição de oportunidades. Tal qual uma tragédia. Um tremor de terra moral, um furacão Katrina da ineficiência, um tsunami sobre jovens, uma desmoronamento de nossas encostas educacionais, pelo vendaval da ineficiência. Além de um descaminho seguro para esta massa de jovem sem esperança. Na tragédia o povo deve se unir. Porque a situação nos humilha a todos.