16/01/2013 - 08h34min - Atualizado em 16/01/2013 - 08h34min

CONFÚCIO E ISABEL LUZ: O GOVERNO DA PERSEGUIÇÃO...

Por FRANCISCO XAVIER GOMES.

Desde que assumiu o governo, o médico Confúcio Moura tem uma conversa macia e prega democracia em todos os lugares onde anda, além de declarar, em diversas ocasiões, que seu governo não persegue ninguém... Quando o assunto é perseguir funcionários, o atual governo ganha fácil do truculento governo de Cassol, principalmente em atos que partem da secretaria de estado da educação.

Antes que a turma de Confúcio fique magoada e se diga injustiçada, melhor dar nome aos bois: as perseguições sobre as quais me refiro são praticadas exclusivamente pela secretária de educação, a senhora Isabel Luz, que age como se fosse dona do patrimônio de Rondônia, embora não seja nem mesmo servidora de carreira e nem tenha absolutamente nenhuma ligação com a educação.

Estes fatos ocorrem pela falta de compromisso do governador com o estado. Durante a campanha, parecia que o ex-policial do Tocantins tinha mesmo autoridade e serenidade para conduzir os destinos de Rondônia, mas infelizmente Confúcio revelou-se um grande símbolo de incompetência, desgoverno e permissividade, a ponto de assistir, caladinho, tantos desmandos promovidos pela senhora Isabel Luz.

Apenas para ilustrar as reflexões feitas aqui, quero citar o caso específico da escola ELOÍSA BENTES RAMOS, já citado por mim e outras pessoas. Desde que foi empossada como titular da pasta, Isabel Luz nunca permitiu que o diretor da citada escola tivesse paz... As perseguições são diárias, são constantes e são exaustivas. Prefiro acreditar que Confúcio não tenha conhecimento desses fatos, embora ele tenha o bom hábito de ler e, seguramente, já leu alguma publicação onde este fato foi mencionado.

Entre outras coisas, Isabel tentou até mesmo encantar, com propostas de empregos na SEDUC, lideranças estudantis da escola, em troca de aliados que pudessem ajudá-la na sua missão de perseguir o professor Joelson Chaves Queiroz. Somente não vou citar aqui nomes de alunos assediados pelo poder, porque eles ainda não têm a idade que a lei permite, mas até as árvores do pátio da escola sabem destes fatos. Depois de tentar tal coisa, a secretária exonerou do cargo o diretor da escola, que foi eleito legitimamente pelo processo que ela mesma chama de “GESTÃO DEMOCRÁTICA”, mesmo sem ter cometido nenhum ato ilícito.

Felizmente, o Poder Judiciário do Estado fez justiça, como tem feito em muitos outros casos, determinando a recondução do diretor perseguido ao cargo. Depois, Isabel exonerou a vice-diretora da escola, objetivando desestabilizar as ações administrativas, não se sabe por que razão... Novamente o Tribunal de Justiça agiu com a mesma retidão e fez, outra vez, valer a legislação de nosso país... Tudo isso acontece em volta de Confúcio e ele nunca falou do assunto... É essa a forma de tratar a educação que ele prometeu que seria prioridade? Onde o governo que levar a educação, colocando pessoas como Isabel Luz em cargos como este? Por que o governo de Confúcio persegue pessoas que nunca cometeram crime? Cooptar estudantes para prejudicar profissionais da educação é uma prioridade do governo? Perseguir professores faz parte da renovação que Confúcio pregou? São perguntas que precisam de respostas urgentemente.

Após todas essas derrotas na esfera judicial, a Secretária não desistiu. Poucos dias atrás usou um programa de televisão para, mais uma vez, perseguir o professor Joelson e sua administração, tudo em nome da qualidade do ensino. É muito estranho que estes fatos não tenham sido percebidos nem mesmo pelo Presidente da Assembléia, o denuncista Hermínio Coelho, que mesmo sendo muito fofoqueiro na condução de seu mandato, às vezes serve para alguma coisa...

Até já sugeri ao diretor da escola que procure ajuda do Procurador-Geral de Justiça Héverton Aguiar, uma pessoa que nos últimos anos desenvolveu trabalhos muito importantes em favor da população de Rondônia, principalmente combatendo atos de corrupção, de abusos contra o patrimônio do estado e mostrando que ainda podemos ter orgulho de algumas instituições públicas desse estado.

Certamente, Isabel Luz persegue tanto o professor Joelson e outros diretores porque manda mais do que Confúcio, como ela declara nas entrelinhas de seus discursos, quando quer pressionar pessoas para impor sua vontade... Uma coisa podemos garantir com certeza: o grande poder de Isabel e sua imensa influência sobre o governador, com certeza, não são objetos de competência administrativa, mesmo porque Isabel nunca havia pisado numa escola antes de ser catapultada ao cargo que tem hoje... De qualquer modo Confúcio já conhece o talento e o poder de Isabel desde o estado de Tocantins, de onde foi trazida por ele para fazer parte da administração de Ariquemes. Para manter no cargo gente que age como a secretária de educação que Confúcio tem hoje, só mesmo se tiver sofrendo pressão de alguém, ou até mesmo por outro motivo que ninguém sabe, pois de outra forma não se justifica... Por que será?

Não considero interessante comparar governos, porque os estilos e pessoas são diferentes, mas em termos de prejuízos para a educação e de perseguir pessoas, o atual governo ganha fácil da turma de Cassol. Não que eu seja defensor de Cassol; considero seu governo um desastre para o estado e jamais votaria nele, mas Confúcio e Isabel Luz formam uma dupla que fará muita gente ter saudade da atual senador...Tenho dito!!

FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 15:02:00

Limite de prazo na concessão de ajuda de custo para deslocamento de servidor é legítimo

A tese passa a orientar os tribunais de segunda instância em recursos que discutem a mesma questão.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:50:00

Sintero conquista elevação de nível para professores

Os professores aprovados em concurso com Magistério, que concluíram nível superior, terão direito à elevação de nível com mudança de classe.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:59:00

Promotora cujo filho foi contratado como advogado de defesa não cometeu crime

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo o voto do relator, ministro Sebastião Reis Júnior, reconheceu a falta de justa causa e concedeu habeas corpus para trancar a ação penal.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:58:00

Corregedor-geral pede a regionais que acompanhem de perto protesto de juízes

Em ofício enviado aos corregedores regionais nesta quarta-feira (22), o ministro também afirmou que eles devem adotar medidas preventivas e incentivar os magistrados a acabar com a paralisação.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:51:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Confúcio diz que “cumpriu tudo” com a PM

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:48:00

Bancários e movimentos sociais fazem ato público

O tema vem sendo discutido em vários debates na TV entre Dilma e Aécio.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:44:00

Quarta edição do Prêmio MP-RO de Jornalismo quer estimular produção acadêmica

O vencedor receberá um troféu e certificado. Também serão certificados todos os participantes inscritos na categoria.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:41:00

Prefeito anuncia procedimentos para a saúde de Cacoal

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cacoal deve ser entregue em dezembro.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:41:00

HOSPITAL SANTA MARCELINA FALA EM FALÊNCIA E PODE FECHAR AS PORTAS

FOLLADOR PEDE UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA DA SESAU.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:34:00

Expedito promete cumprir as metas do PNE, combater governo lento, pesado e corrupto

O projeto Escola de tempo Integral tem sobrecarregado de serviço os mesmos funcionários já existente para as escolas convencionais sem a devida compensação salarial...

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:27:00

Deputado denuncia que Governo dá calote no Hospital Santa Marcelina, que já acumula R$ 5 milhões de prejuízos

“Recebi documento assinado pela Irmã Lina Ambiel, diretora do Santa Marcelina, informando que o Governo não repassou os valores dos serviços prestados pela unidade hospitalar desde julho".

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:05:00

Sintero convida candidatos a governador para apresentarem propostas e assinarem termo de compromisso com a educação

Convites formais para o encontro foram protocolados junto às coordenações de ambos os candidatos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:00:00

Réu é condenado a 33 anos por homicídio e estupro

Durante o julgamento o réu informou que não lembrava que havia cometido o crime.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:50:00

Expedito diz que Confúcio faz o governo da enrolação

O candidato Expedito Junior (PSDB) garantiu que tem como proposta melhorar a saúde implementando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com