26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 03/07/2015 ás 15:21:00

Nas Entranhas da História - Das Cavernas a Dom Quixote

Este mundo está estressado... O passado, o presente e o futuro... Serão meus parceiros no caminhado...

GERAL | matéria escrita em 03/07/2015 ás 11:39:00

Beer House - Casa de cerveja especial inaugura dia 15 em Ariquemes

A casa vai trabalhar com o mesmo sistema do ‘Novo Boteco’, que é referência em matéria de cervejas especiais na cidade de Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 03/07/2015 ás 10:44:00

Odacir Soares: Porto Velho precisa de uma revolução de competência

Para Odacir Soares, é inadmissível que recursos venham para Porto Velho e que, como tenho conhecimento, retornem por erros de elaboração de projetos ou, então, porque não se fez projeto nenhum.

POLíTICA | matéria escrita em 03/07/2015 ás 10:40:00

Constituição agredida

Andrey Cavalcante

POLíCIA | matéria escrita em 03/07/2015 ás 02:32:00

TRIPLO HOMICÍDIO - Família é executada a tiros no interior de Rondônia. Entre as vítimas está uma criança de 4 anos

Atrás do sofá, os PM’s encontraram o corpo do pequeno Ruan Pablo Sabino Hudziak, de 04 anos de idade.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:53:00

Conciliação na Justiça do Trabalho garante mais de 1 milhão de reais a trabalhadores do Transporte Coletivo Rio Madeira

Os funcionários laboravam como motorista e mecânico da empresa e ao longo do tempo adquiriram doença relacionada à coluna, por conta dos serviços exerciam.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:50:00

Vilhena: ACIV se posiciona contra repasse de verbas públicas para Aviagro

Os diretores da ACIV se posicionaram contra o repasse, diante da atual situação econômica pela qual passa o poder executivo municipal.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:48:00

Claro leva tecnologia 3G para a zona rural de Rondônia

Operadora investe no estado rondoniense e passa a atender localidades rurais e escolas situadas nessa região .

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:46:00

Porto Velho: Semob realiza obra de pavimentação no bairro Teixeirão

Atualmente, várias ruas já estão com a rede de drenagem implantada, o que vai facilitar a chegada mais rápida do asfalto.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:44:00

FEEMPI/RO sugere uso de micro-ônibus para melhorar o transporte público de Porto Velho

Serviço poderia oferecer uma opção mais barata e confortável aos ônibus convencionais da cidade.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:40:00

Pedras de usina hidrelétrica podem ser utilizadas na pavimentação de ruas em Porto Velho

A meta é o governo e a prefeitura de Porto Velho atuarem juntos na melhoria dos espaços para pedestres nas principais ruas e avenidas de alguns bairros da Capital e municípios vizinhos.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:36:00

Machadinho receberá quase R$ 2 milhões para fazer tapa-buraco, recapeamento asfáltico e recuperação de vicinais

O convênio quanto à emenda foram assinados nesta semana pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Lioberto Caetano, e pelo deputado Ezequiel Júnior.

POLíTICA | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:35:00

Lei para elaboração do Orçamento de 2016 do governo estadual é aprovada na Assembleia Legislativa

Alguns ajustes foram feitos ao projeto da LDO pelo relator, acatado pelo Plenário.

GERAL | matéria escrita em 02/07/2015 ás 21:33:00

Rondônia é o terceiro estado a ter telefonia móvel e internet em 100% dos municípios

O prazo é final para que as sedes dos municípios e cidades localizadas num raio de 30 quilômetros destas sedes sejam contempladas com telefonia móvel e internet é o final de 2015.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com