26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 22:41:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Julgamento de Expedito é o mais aguardado dessa eleição.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:43:00

Câncer institucional - Governo de Rondônia descumpre lei federal e expõe servidores a risco de morte

Servidores são expostos à radiação ionizante além do recomendado e ficam suscetíveis a alterações genéticas e ao desenvolvimento de doenças como câncer, anemia, pneumonia...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:24:00

Datafolha: OAB é a instituição de maior credibilidade

“O índice elevado de aprovação demonstra que a entidade está num bom caminho”, avalia Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:20:00

Liminar autoriza candidato a prestar prova em horário diferenciado por motivos religiosos

Para o conselheiro Fabiano Silveira, o direito de agir de acordo com sua crença religiosa está ligado a um importante paradigma expressado no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:04:00

Projeto cria carreira de assistente de advocacia para graduados não aprovados no Exame da OAB

O Exame da OAB é tema de vários projetos em tramitação no Senado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:59:00

Igreja Universal é condenada a pagar mais de meio milhão em danos morais na Justiça do Trabalho

O reclamante alegou que a Reclamada sempre explorou a mão de obra de policiais militares e outros agentes públicos para se esquivar de pagar encargos previdenciários e tributários.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:47:00

Seguro-defeso: Amir Lando denuncia atraso e governo federal anuncia pagamento aos pescadores

Cerca de quatro mil pescadores já estariam passando necessidades com suas famílias pelo atraso do repasse.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:48:00

Policiais militares pedem equiparação salarial

O militar rondoniense já foi o 3º melhor soldo do país, porém com a defasagem para alguns cargos, ele ocupa a 26ª posição no ranking nacional.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:35:00

MP-RO acata denúncia do Crea-RO e recomenda a regulamentação dos critérios técnicos de avaliação dos projetos contra incêndio

De acordo com o presidente do Conselho “muitos profissionais liberais, registrados no Conselho de Classe

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:34:00

MP obtém liminar para regularizar transporte escolar em Alvorada do Oeste

A liminar foi concedida em ação civil pública de obrigação de fazer ajuizada pela Promotoria de Justiça de Alvorada.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:23:00

Segundo dia da Pré-Conferência da Ponta do Abunã acontece em Extrema

Na Pré-Conferência de Extrema foram aprovados os dez eixos temáticos propostos pela Semagric, que são bovinocultura leiteira

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:19:00

Núcleo Maria da Penha existe, mas é preciso meios para estruturá-lo

A Defensoria Pública em Rondônia possui o núcleo que presta atendimento à mulher vítima de violência doméstica

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 08:38:00

Foram marcados 22 gols na 1° rodada do Circuito Estadual de Futebol 7

No domingo (20) foram realizados mais dois jogos no campo do Sest Senat. A equipe da Divisa Engenharia e 9 de Julho empataram em 1 a 1.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 11:32:00

TST amplia percentual de servidores que podem optar por trabalhar em casa

Poder trabalhar em casa. Essa será a realidade de até 50% dos servidores públicos do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 11:30:00

Rondônia: Condutor de veículo vai a júri sob acusação de matar no trânsito

De acordo com o apurado, o acidente ocorreu por volta das 19 horas, quando o réu, após ingerir bebida alcoólica na casa de um amigo, retornava para sua residência.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com