26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:22:00

JT considera discriminatória dispensa de dependente químico

No recurso de revista, a empresa disse que cabia ao empregado comprovar a discriminação, e pretendia que o TST declarasse "a inexistência de dano moral" .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:14:00

Presidente do TST e CSJT fala para Presidentes e Corregedores dos TRT’s

No Auditório dos Ministros, no TST, Levenhagen confirmou que até o final de outubro cinco tribunais terão o sistema implantado, conforme cronograma previamente estabelecido.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:07:00

Lista de postos de gasolina irregulares pode ser conferida na internet

No site, aparecem os endereços dos estabelecimentos que já receberam julgamento definitivo.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:52:00

Em Guajará Mirim, Jaqueline ouve pedidos para a retomada da tradicional festa dos bois bumbás

Candidata ao Governo diz a eleitor que não faz promessa, faz compromisso.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:49:00

Precisamos apressar a regularização fundiária e incentivar a produção, diz Padre Ton

Padre Ton concordou com o jornalista Marcelo Bennesby, que disse “ser um tapa na cara” do povo de Rondônia o fato de termos três usinas hidrelétricas e 18 mil pessoas não têm energia com qualidade.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:43:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:32:00

TCE manda Mauro Nazif suspender edital para concorrência no valor de R$ 55,6 milhões

O TCE encontrou uma série de falhas e ilegalidades no edital, entre elas, a existência de cláusulas que fulminam o princípio da competitividade e da ampla e livre participação.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:54:00

Hermínio Coelho garante que Assembleia cumpre seu papel e critica postura de cobrança do governador Confúcio

Hermínio Coelho disse que confia na Justiça e no Ministério Público, onde denunciou o ex-secretário Lúcio Mosquini e Francisco de Assis por desvio de conduta.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:20:00

Ministério Público de Rondônia integra Projeto Ressoar em Porto Velho

Durante a operação, iniciada em 25 de agosto, os Promotores de Justiça Jefferson Marques Costa e Andrea Waleska Nucini Bogo . . .

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:47:00

MP move ação civil pública para que loteamento receba obras de infraestrutura em Vilhena

Também não foram apresentadas as licenças ambientais exigidas para a implementação do empreendimento.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:45:00

Conselho de Direitos Humanos aprova regimento interno

. Também está previsto para este encontro a deliberação sobre a eventual subdivisão dos membros do Comitê em comissões temáticas.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:42:00

Rondônia leva propostas para o 4o Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Atualmente em Rondônia, 16 mil pessoas estão cadastradas no Caps; mais de seis mil fazem tratamento com regularidade.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:39:00

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude que acontecerá em Londrina (PR).

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 15:22:00

Justiça manda tirar do ar vídeos do Youtube que associam Confúcio a Hitler e ao Poderoso Chefão

Polícia Federal é acionada para identificar os responsáveis pelas postagens.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:54:00

Obras da usina de Santo Antônio serão paralisadas esta semana

Consórcio informou às empreiteiras que não tem mais recursos para pagar o empreendimento.Usina é um dos maiores empreendimentos do PAC e foi vistoriada pela presidente Dilma ...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com