26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíCIA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 17:03:00

Vilhenense que matou ex em ato sexual é declarada semi-imputável; justiça recebe laudo psiquiátrico

É o que revelam laudos psiquiátricos entregues à justiça.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:11:00

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres marca presença na 5ª Rondônia Rural

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) marcou presença na maior feira de agronegócios do estado...

POLíCIA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:05:00

Adolescentes roubam motocicleta e na fuga batem em poste; Um morreu na hora e o outro está em estado gravíssimo

Por volta das 20h00, desta segunda-feira (30), um jovem estava abastecendo sua motocicleta em um posto de combustível, quando foi abordado pois dois adolescentes...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:59:00

Porto da fronteira entre Rondônia e Bolívia permanece fechado

Travessias foram proibidas por conta da crise em Guayaramerín, na Bolívia. Cônsul diz que aeroporto, rodovias e escolas, também estão fechadas.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:51:00

Entidades debatem entraves da navegação fluvial em Manaus

O encontro reuniu empresários e lideranças sindicais do setor. A falta de dragagem e o garimpo ilegal no Rio Madeira foram temas discutidos.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:42:00

Comissão debate situação da Polícia Civil

Parlamentares pedem contratação de efetivo maior a fim de atender demandas crescentes em vários municípios.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:36:00

Escola do Legislativo altera inscrições para cursos

Ofertar cursos de acordo com a procura. Esta é a principal alteração que a Escola do Legislativo implementou em seu funcionamento.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:30:00

Emenda de Maurão contempla produtores rurais

Recurso garantiu compra de equipamentos agrícolas e melhorias nas propriedades rurais.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:26:00

Sessões e reuniões de comissões canceladas na Assembleia Legislativa

Parlamentares participam da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:13:00

Em Dia de Luta, bancários fazem manifesto contra as demissões do HSBC e descaso do Bradesco

O ato faz parte do Dia Nacional de Luta, que hoje acontece simultaneamente em todo o país...

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:08:00

Técnicos de Rondônia participam de reunião a convite do programa Calha Norte

Para Capixaba, essa reunião técnica é de suma importância porque discuti todos os aspectos legais e técnicos na distribuição dos bens adquiridos por força da emenda impositiva...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:04:00

Detran-RO informatiza sistema de leilão em Rondônia

O encontro que terá a duração de uma semana tem como objetivo apresentar aos responsáveis pelo leilão a moderna ferramenta informatizada criada pela Coordenadoria de Tecnologia e Informática (CTI) da Autarquia...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:02:00

UNIR inicia triagem para atendimento psicológico

Na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, terão início as triagens para atendimento psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:00:00

Time de Porto Velho é campeão da Copa Brasil de Futebol Society 2016

Com três rodadas e dois jogos pelas semifinais, a Copa do Brasil de Futebol Society 2016 chegou à final no último domingo no campo da Faculdade Fimca, em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 11:58:00

Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovia busca ampliar estrutura portuária no Vale do Guaporé

A diretoria é composta pelo diretor presidente, Leudo Buriti; o diretor de fiscalização de operação, Edinaldo Gonçalves (Caico); e o diretor administrativo financeiro, João Bosco de Araújo.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com