26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 17:58:00

Construção de penitenciária em Porto Velho/RO provoca dano ao erário

Foram pagos itens sem a contraprestação dos serviços, além da aplicação indevida de percentual para despesas indiretas e a alteração de itens do orçamento. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 1,2 milhão, a preços de 2008.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:20:00

Operação CRM: Cremero fiscaliza hospitais e postos de saúde de 13 municípios de Rondônia

Os hospitais fiscalizados não possuíam, em sua maioria, equipamentos essenciais como o cardioversor ou desfibrilador, que é um gerador de energia elétrica de tensão regulável capaz de estimular o coração com dificuldades de contração.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:16:00

Baixe o aplicativo da OAB para denúncia de caixa 2 eleitoral

O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:07:00

No dia do agricultor, STJ expõe decisões que impactam a vida no campo

O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração ao centenário da criação do Ministério da Agricultura.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:06:00

Primeira Turma rejeita recurso de empresa que deixou de fornecer uniformes

A empresa alegou que a punição pela falha contratual foi desproporcional e exagerada.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:03:00

Tribunal avalia pagamento de débito tributário como causa de extinção da punição

O posicionamento do tribunal é válido para pagamentos realizados a qualquer tempo, inclusive no caso de ações que tenham trânsito em julgado da sentença condenatória, quando não é mais possível a apresentação de recurso.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:44:00

Competições coletivas dos Jogos Escolares começam nesta sexta-feira em Cacoal

A competição é classificatória para os Jogos Estudantis da Juventude (JEJ), organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:41:00

Movimento Rondônia pela Educação inicia campanha do Enem

Serão realizadas ações de reforço escolar para estudantes do 3º ano do Ensino Médio inscritos no exame, além de resgatar os estudantes infrequentes para que retornem à escola.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:31:00

Ministro garante a Mariana Carvalho que viaduto do Trevo do Roque será concluído neste ano

O ministro anunciou também que a pasta está tomando as medidas necessárias para viabilizar melhorias na BR 364, cuja situação precária foi apresentada a ele pela parlamentar.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:24:00

Fapero comemora 5 anos investindo R$ 30 milhões e lançando mais oito editais para apoiar a ciência em Rondônia

Para o pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, a ciência e a pesquisa ganharam muito ao longo de cinco anos.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:21:00

Polícia Militar recebe computadores para intensificar verificação do pagamento de auxílio-doença de servidores

As instalações dos computadores serão realizadas nas Juntas Militares de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:18:00

Começam na segunda-feira em Rondônia as inscrições para 3ª edição do Prêmio Boas Ideias

A proposta do Prêmio Boas ideias, conforme a coordenadora, é oferecer oportunidade para que o servidor possa contribuir com projetos inovadores para melhorar o atendimento no serviço público.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:14:00

Centro de Referência abre possibilidade de emprego para dependentes químicos em recuperação em Porto Velho

Em 2015, a rede de atenção social atendeu a 405 pessoas para tratamento clínico decorrente ou não da dependência química.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:10:00

Justiça mantém na prisão acusado de homicídio em São Lourenço (RO)

Ailton Gomes Moreira não conseguiu, por meio de habeas corpus (HC), no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), a revogação de sua prisão, efetivada no dia 7 de junho de 2016.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com