26/06/2012 - 17h59min - Atualizado em 26/06/2012 - 17h59min

Confúcio encaminha à ALE projeto para regulamentar licença prêmio

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado.

DECOM

Um dos compromissos firmado pelo governador Confúcio Moura com o funcionalismo nas diversas reuniões das quais participou com servidores e dirigentes sindicais, antes e depois de sua eleição, a regulamentação da licença prêmio foi encaminhada na segunda-feira (25) à Assembléia Legislativa. O projeto de lei altera o regime jurídico dos servidores civis, com relação a concessão de licença prêmio por assiduidade ou sua substituição por pagamento em dinheiro (proveito pecuniário), conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor.

A licença prêmio por assiduidade foi aprovada em 92 (lei complementar 68), instituindo três meses de licença após cada cinco anos ininterruptos de efetivo serviço prestado, a título de prêmio com remuneração integral do cargo e função exercida. Ocorreu que no decorrer de sua vigência, a lei sofreu alterações que foram objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – nº 1197, ainda em tramitação – por atentar contra a legalidade e moralidade administrativa, além dos próprios interesses do Estado.

Em julgamento liminar, o STF entendeu por bem suspender os efeitos da lei que promoveu alterações, até a decisão final da ação. Desde então, os servidores estaduais se encontram desamparados quando se fala da concessão de licença prêmio por assiduidade.

Para atender de algum modo os servidores, o governador Confúcio Moura propôs a aprovação do recebimento em dinheiro (pecúnia) aos pensionistas de servidor falecido referente aos períodos de licença prêmio não gozados, bem como aos servidores inativos o direito de receber o benefício quando do ingresso à inatividade e ainda, a possibilidade do servidor da ativa que tiver direito ao gozo de licença prêmio optar pela reversão do benefício em pagamento, “observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado”.

De acordo com o projeto de lei enviado para apreciação dos deputados estaduais, “sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia (dinheiro). Igualmente, em caso de falecimento, os beneficiários à pensão do servidor receberão em pecúnia tantos quantos períodos de licença prêmio adquiridos e não gozados em vida, benefício este também assegurado aos servidores inativos, ao ingressarem na inatividade”.

A proposta prevê ainda que “quando o servidor tiver adquirido apenas um período de licença prêmio por assiduidade e, por motivo de interesse do governo, demonstrada através de despacho fundamentado do seu chefe imediato, não tiver tido a oportunidade de gozá-lo, também poderá optar em reverter em pecúnia o benefício daí decorrente, observados sempre pelo administrador a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão de lotação do servidor”.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:43:00

Jean Oliveira parabeniza as mães pelo seu dia

Utilizou um trecho do livro “Minha Mãe, Meu Mundo” de Anderson Cavalcante, para expressar o sentimento de agradecimento e gratidão que nutri pela sua mãe...

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:38:00

Servidoras estaduais falam sobre o desafio da dedicação aos filhos e ao trabalho

O Dia das Mães de servidoras estaduais traz relatos de senhoras dedicadas que deram tudo de si para criar os filhos sem frustrar a expectativa de quem delas necessitou.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:36:00

Produtor rural lucra com hortaliças orgânicas em distrito do município de Governador Jorge Teixeira

O cultivo de hortaliças surgiu como uma alternativa, mas aos poucos vem se tornando uma grande fonte de renda para o produtor rural Erodício Pereira Pardinho, e sua esposa Inês da Costa Pardinho.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:32:00

Em reunião no Porto Público, empresários discutem exportação de produtos de Rondônia

Os principais produtos exportados de Rondônia são a carne, grãos e minérios que têm mercados já estabelecidos na Venezuela, Egito e Europa, além de outros como China e Peru que também apresentam relevante importância na balança comercial do Estado.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:29:00

Procon orienta empresas sobre golpe da lista telefônica online em Rondônia

Técnicos do Procon Rondônia têm registrado diversas reclamações de empresas que estão recebendo supostas ofertas de contrato para prestação de serviços de divulgação de empresa pelo método de telelista.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:24:00

Governo discute ações para erradicação do trabalho de crianças e adolescentes na área rural de Rondônia

Na ocasião foi discutida a ampliação e apresentação de propostas para que seja intensificada a ação no Estado para erradicação do trabalho infantil na zona rural, onde o índice é alto.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:19:00

Representantes de três países sinalizam interesse de negócios com Rondônia durante reunião em Brasília

Os encontros culminaram com uma agenda no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:10:00

Governo de Rondônia entrega seis novos refeitórios para escolas de Rolim de Moura

O governo de Rondônia inaugurou, nesta quinta feira (5), em solenidade na Escola Estadual Ulisses Guimarães.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:07:00

Emater vai ensinar preparo de adubo verde durante Vitrine Tecnológica na 5ª Rondônia Rural Show

A Emater/RO preparou dois canteiros de adubo verde para apresentar aos visitantes da Vitrine Tecnológica.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 12:05:00

Secretaria de Finanças de Rondônia investe em tecnologia para atender contribuinte com agilidade

Na prática, o Domicílio Eletrônico é um sistema, similar ao e-mail, instalado no Portal do Contribuinte. Nele, a Sefin posta as comunicações que precisa fazer, inclusive as notificações.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 11:58:00

Missão de Marechal Cândido Mariano Rondon é lembrada em Porto Velho no Dia Nacional das Comunicações

O Exército lembrou também o 151º aniversário de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mimoso, Mato Grosso.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 11:54:00

Rondônia Rural Show contribui com a geração de emprego e renda para o estado

Em 5ª Edição, a Rondônia Rural Show já se consolidou como uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a maior da região Norte e a nona do País.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 11:50:00

Secretaria de Segurança de Rondônia participa de discussões sobre projetos de leis em andamento no Congresso durante reunião em Santa Catarina

Durante o encontro, foram discutidos os projetos de lei relativos à segurança pública em trâmite no Congresso Nacional, bem como, as principais modalidades de crimes inerentes aos estados.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 11:45:00

Deputados propõem audiência para debater conflito agrário

Região tem mais de duas mil famílias que produzem e estão na eminência de serem expulsas.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 11:40:00

Deputados aprovam criação de cargos efetivos

Foram criados 57 novos cargos para atender os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com