Confúcio Moura acerta com ministro detalhes do programa Água para Todos

Os recursos para o programa estão orçados em R$ 15 milhões que prevê a implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água no Estado.

Publicada em 26/10/2012 às 17:48:00

Brasília - O governador Confúcio Moura se reuniu na quinta-feira (25), com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra para tratar dos últimos detalhes do Termo de Cooperação Técnica do Programa Água para Todos entre o governo do Estado e o governo Federal. Os recursos para o programa estão orçados em R$ 15 milhões que prevê a implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água no Estado.

A audiência com o ministro foi preparatória e o governador Confúcio Moura disse que está concluindo os projetos para empenhar e liberar os recursos. “Vamos colocar água tratada em vários distritos e comunidade que necessitam dela”, explicou o governador.

Para Confúcio, o programa irá atender principalmente as comunidades carentes. “São comunidades ribeirinhas, isoladas, assentamentos da reforma agrária que não possuem mananciais de abastecimento perene,” ressaltou.

Segundo o governador, até parece contrassenso, mas a Região Amazônica com tanta água, ainda tem área carente de água. “É um paradoxo interessante, e com isso aí nós nos enquadramos dentro do Programa”.

De acordo com a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel, o governo do Estado já fez o levantamento das localidades a serem beneficiadas pelo programa.

A assinatura do convênio com o Ministério deverá ocorrer nos próximos dias e no lançamento das obras, o ministro deverá ir a Rondônia. A previsão é que tudo isso aconteça até o fim do ano.

Água para Todos
O Programa Água para Todos integra o Plano Brasil Sem Miséria e tem a intenção universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público ou atendidas por sistemas de abastecimento deficitários.

O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e também para a criação de animais.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social