Conselho de Educação de Porto Velho homenageia professores e entrega “Selo Escola Legal”

O historiador Abimael Machado também foi um dos homenageados. “Tenho alegria por ainda hoje contribuir para a memória desta cidade.

Publicada em 28 de November de 2014 às 13:23:00

O auditório 'Procurador de Justiça Sílvio Aparecido Garcia de Oliveira” do Ministério Público ficou lotado de representantes de escolas, homenageados e autoridades, nesta quinta-feira, 27 de novembro, durante a solenidade de entrega do 'Selo Escola Legal' para 39 instituições de ensino e Comenda: 'Lourival Chagas da Silva'.

  De acordo com Mário Jorge Souza de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Educação, a comenda é o reconhecimento da história e sacrifício profissional de cada homenageado e o Selo entregue é um avanço na educação do município. “Com as homenagens estamos colaborando para o resgate de uma parte da história da educação de Porto Velho. E com o Selo Escola Legal estamos avançando para uma qualidade no ensino. Este é um momento histórico para nós”, afirma Mário Jorge.

 Antônio Manoel, filho do falecido professor Lourival Chagas da Silva, recebeu a homenagem entregue a profissionais que se destacaram nos trabalhos em educação. “Me sinto honrado por ser um dos filhos do professor Lourival que contribuiu para a cidade e, principalmente, para a educação dos filhos que aprenderam para a vida toda sobre humildade e compromisso”, agradeceu Antônio.

  O historiador Abimael Machado também foi um dos homenageados. “Tenho alegria por ainda hoje contribuir para a memória desta cidade. Nosso município fez cem anos, a primeira escola de Porto Velho, criada pelo prefeito Major Guapindaia, fará no dia nove de março do ano que vem cem anos também. E sei que muito ainda vai acontecer e posso dizer que nós professores não vivemos em vão”, menciona Abimael.

  A Escola municipal Manoel Aparício, na zona Sul da Cidade, foi uma das 39 escolas que receberam o 'Selo Escola Legal' entregue a instituições de ensino que atendem a todos os quesitos de segurança e educação. Segundo a diretora Maria de Fátima Oliveira de Souza, aquelas escolas que tem um conselho formado por pais, alunos e professores, que tenham um corpo de profissionais qualificados e efetivos, e a boa vontade de toda a equipe gestora para buscar a regularização, podem receber o Selo. “Para nós é uma satisfação receber o Selo. Foi um esforço e dedicação de toda equipe. Valeu a pena correr atrás. Tivemos uma ajuda dos técnicos do Conselho de Educação para auxiliar na regularização da escola”, disse Maria.