CONTA GOTAS

LĂșcio Albuquerque

Publicada em 23/10/2011 às 23:25:00

24.10.11

[email protected]

PERGUNTAR NÃO OFENDE Por que dirigentes de órgãos públicos e empresas bloqueiam espaços públicos fazendo-os estacionamentos privados? A Semtran pode responder?

LIVRO O livro desta coluna. “Reeducação alimentar – Mito ou Realidade”, é de autoria do professor e escritor Edson Jorge Badra, fundador e membro da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da cadeira número 3, cujo patrono é o jornalista e poeta Alkindar Brasil de Arouca.

NELSON TOWNES Faleceu ontem o jornalista Nelson Townes de Castro, de uma das famílias mais tradicionais de Rondônia. A trajetória do Nelson se confunde com a história do jornalismo rondoniense, tanto por sua participação como membro da equipe que fez a primeira emissora de TV em Rondônia, a TV-Cultura, em 1974, quanto por suas atuações como editor do semanário “A Palavra” e trabalhos que realizou em vários órgãos de Porto Velho, tendo trabalhado no jornal O Estado de São Paulo, e em assessorias de campanhas políticas. À família do Nelson, os sentimentos pessoais do colunista e da minha família.

MOEDAS SOCIAIS Você sabe o que é isso? Pois no Brasil elas circulam com vários nomes e são aceitas no relacionamento compra/pagamento. Conforme a região é chamada de “pacas”, “veredas”, “potiguaras”, “rios”, “tupis” ou “sampaios”. Está para ser implantada oficialmente na periferia de Brasília.

SAIBA MAIS... A moeda social, segundo a Wilkipedia, “se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.

POETAS A Academia Rondoniense dos Poetas realiza sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, mais um sarau, o último da gestão da poetisa Angélica Cardoso. A partir das 19h30.

DOCUMENTO Em Ariquemes a greve da UNIR já está mudando de rumo: agora, instigados por alguns segmentos da Universidade, alunos estão assinando proposta de que o atual semestre seja considerado nulo e as aulas só voltem ao normal ano que vem. Familiares de universitários que residem fora de Ariquemes, mas estudam ali, estão revoltados pela despesa e pela falta de entendimentos entre os responsáveis pela greve.

POESIA O acadêmico e poeta Dúlcio Mendes, da Academia Guajaramirense de Letras, lança no próximo dia 5 de novembro seu mais novo livro, “Folhas Secas”. Será na Casa de eventos “Laje de Pedras”. A seguir haverá um sarau.

PANAMERICANO Eu nunca imaginei que iria sentir saudades das transmissões da Globo em grandes eventos esportivos, mas a Record fez-me querer viajar ao passado. E podem esperar: Teremos Olimpíadas ano que vem e a coisa tende a ficar assim, ou pior.

Inté outro dia, se Deus quiser!