23/10/2011 - 23h25min - Atualizado em 23/10/2011 - 23h25min

CONTA GOTAS

Lúcio Albuquerque

24.10.11

jlucioalbuquerque@gmail.com

PERGUNTAR NÃO OFENDE Por que dirigentes de órgãos públicos e empresas bloqueiam espaços públicos fazendo-os estacionamentos privados? A Semtran pode responder?

LIVRO O livro desta coluna. “Reeducação alimentar – Mito ou Realidade”, é de autoria do professor e escritor Edson Jorge Badra, fundador e membro da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da cadeira número 3, cujo patrono é o jornalista e poeta Alkindar Brasil de Arouca.

NELSON TOWNES Faleceu ontem o jornalista Nelson Townes de Castro, de uma das famílias mais tradicionais de Rondônia. A trajetória do Nelson se confunde com a história do jornalismo rondoniense, tanto por sua participação como membro da equipe que fez a primeira emissora de TV em Rondônia, a TV-Cultura, em 1974, quanto por suas atuações como editor do semanário “A Palavra” e trabalhos que realizou em vários órgãos de Porto Velho, tendo trabalhado no jornal O Estado de São Paulo, e em assessorias de campanhas políticas. À família do Nelson, os sentimentos pessoais do colunista e da minha família.

MOEDAS SOCIAIS Você sabe o que é isso? Pois no Brasil elas circulam com vários nomes e são aceitas no relacionamento compra/pagamento. Conforme a região é chamada de “pacas”, “veredas”, “potiguaras”, “rios”, “tupis” ou “sampaios”. Está para ser implantada oficialmente na periferia de Brasília.

SAIBA MAIS... A moeda social, segundo a Wilkipedia, “se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.

POETAS A Academia Rondoniense dos Poetas realiza sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, mais um sarau, o último da gestão da poetisa Angélica Cardoso. A partir das 19h30.

DOCUMENTO Em Ariquemes a greve da UNIR já está mudando de rumo: agora, instigados por alguns segmentos da Universidade, alunos estão assinando proposta de que o atual semestre seja considerado nulo e as aulas só voltem ao normal ano que vem. Familiares de universitários que residem fora de Ariquemes, mas estudam ali, estão revoltados pela despesa e pela falta de entendimentos entre os responsáveis pela greve.

POESIA O acadêmico e poeta Dúlcio Mendes, da Academia Guajaramirense de Letras, lança no próximo dia 5 de novembro seu mais novo livro, “Folhas Secas”. Será na Casa de eventos “Laje de Pedras”. A seguir haverá um sarau.

PANAMERICANO Eu nunca imaginei que iria sentir saudades das transmissões da Globo em grandes eventos esportivos, mas a Record fez-me querer viajar ao passado. E podem esperar: Teremos Olimpíadas ano que vem e a coisa tende a ficar assim, ou pior.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:51:00

DER divulga lista dos classificados no processo seletivo para contratação de operário, oficial de manutenção e operador de máquinas

Os classificados serão convocados de acordo com a ordem de classificação, atendendo as vagas disponíveis.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:49:00

Abertas inscrições para três mil vagas em cursos de capacitação a distância para profissionais do sistema prisional

Gratuitas e ofertadas integralmente na modalidade a distância, as formações são destinadas, principalmente, a agentes penitenciários...

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:46:00

Plano foca na prevenção e o uso de tecnologia para segurança no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Também estão sendo providenciadas câmeras de vídeo fixas que fornecerão ampla cobertura de visão da comunidade.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:43:00

Mutirão de regularização fundiária será no auditório da prefeitura de Corumbiara a partir de segunda (1)

Começa na próxima segunda-feira (1) e vai até dia 12 de agosto, quando já serão entregues os títulos definitivos das propriedades regularizadas.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:37:00

Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará

O projeto, desenvolvido pela assistente de Fiscalização Agropecuária da Idaron de Pimenta Bueno, Ediran Amaral Dias, foi elaborado para contribuir com a formação dos alunos do Instituto Abaitará...

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:35:00

Programa Mais Calcário chega ao município de Pimenteiras do Oeste

Com esse quantitativo, o município poderá atender a mais de 300 produtores, recuperando um hectare cada, conforme explicou o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:32:00

Atletas e equipe técnica do Joer recebem a visita do governador Confúcio Moura no Centro de Convivência em Cacoal

O evento está maravilhoso, bem organizado. Estamos trabalhando e incentivando os estudantes a se tornarem grandes atletas, disse o governador.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:30:00

Concurso vai impulsionar Rondônia para o mercado internacional do café canéfora

As 184 amostras já foram encaminhadas para análise de classificação e, em breve, serão conhecidos os 20 primeiros selecionados para concorrer à etapa final.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:27:00

Conselheiro do CNJ destaca atuação da Justiça de RO no PJe

Allemand reconhece a expertise do TJRO no aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:24:00

Senador Valdir Raupp propõe que Ministério da Saúde aumente o teto de transferência de recursos do SUS para Rondônia

Segundo o senador, o estado e os municipais precisam que o teto de recursos repassados seja elevado devido à demanda de pacientes que procuram os hospitais regionais e municipais para serem atendidos nas mais diversas especialidades médicas.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:20:00

Reunião no Ministério Público discute implantação da casa da Mulher em Porto Velho

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:49:00

Baile da Rainha da 31ª Expoagro acontece nesta sexta-feira

11 candidatas disputarão os títulos de rainha, madrinha e princesa.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:44:00

NOTA DE ESCLARECIMENTO - “Justiça Eleitoral de Rondônia oferta vagas temporárias para Técnicos de Apoio à Eleição”

Este Regional esclarece que a seleção dos referidos técnicos (postos temporários de trabalho) serão realizadas diretamente pela empresa LIFE Tecnologia e Consultoria contratada, por meio de licitação, para suprir a demanda dos referidos postos de serviço.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:18:00

Laerte Gomes leva recuperação a estradas e assentamentos

O deputado esteve nesta quinta-feira nos assentamentos Paulo Freire 1 e 2, Oziel do Carajás e Bela Vista levando notícias de início dos trabalhos de recuperação e melhoria de estradas.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 09:59:00

Jean Oliveira cobra novamente 3ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico

O deputado explicou que o requerimento foi em função de centenas de agricultores e produtores rurais que o procuram semanalmente com questionamentos sobre a legalização do seu pedaço de terra para que possam produzir com tranquilidade nele.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com