23/10/2011 - 23h25min - Atualizado em 23/10/2011 - 23h25min

CONTA GOTAS

Lúcio Albuquerque

24.10.11

jlucioalbuquerque@gmail.com

PERGUNTAR NÃO OFENDE Por que dirigentes de órgãos públicos e empresas bloqueiam espaços públicos fazendo-os estacionamentos privados? A Semtran pode responder?

LIVRO O livro desta coluna. “Reeducação alimentar – Mito ou Realidade”, é de autoria do professor e escritor Edson Jorge Badra, fundador e membro da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da cadeira número 3, cujo patrono é o jornalista e poeta Alkindar Brasil de Arouca.

NELSON TOWNES Faleceu ontem o jornalista Nelson Townes de Castro, de uma das famílias mais tradicionais de Rondônia. A trajetória do Nelson se confunde com a história do jornalismo rondoniense, tanto por sua participação como membro da equipe que fez a primeira emissora de TV em Rondônia, a TV-Cultura, em 1974, quanto por suas atuações como editor do semanário “A Palavra” e trabalhos que realizou em vários órgãos de Porto Velho, tendo trabalhado no jornal O Estado de São Paulo, e em assessorias de campanhas políticas. À família do Nelson, os sentimentos pessoais do colunista e da minha família.

MOEDAS SOCIAIS Você sabe o que é isso? Pois no Brasil elas circulam com vários nomes e são aceitas no relacionamento compra/pagamento. Conforme a região é chamada de “pacas”, “veredas”, “potiguaras”, “rios”, “tupis” ou “sampaios”. Está para ser implantada oficialmente na periferia de Brasília.

SAIBA MAIS... A moeda social, segundo a Wilkipedia, “se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.

POETAS A Academia Rondoniense dos Poetas realiza sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, mais um sarau, o último da gestão da poetisa Angélica Cardoso. A partir das 19h30.

DOCUMENTO Em Ariquemes a greve da UNIR já está mudando de rumo: agora, instigados por alguns segmentos da Universidade, alunos estão assinando proposta de que o atual semestre seja considerado nulo e as aulas só voltem ao normal ano que vem. Familiares de universitários que residem fora de Ariquemes, mas estudam ali, estão revoltados pela despesa e pela falta de entendimentos entre os responsáveis pela greve.

POESIA O acadêmico e poeta Dúlcio Mendes, da Academia Guajaramirense de Letras, lança no próximo dia 5 de novembro seu mais novo livro, “Folhas Secas”. Será na Casa de eventos “Laje de Pedras”. A seguir haverá um sarau.

PANAMERICANO Eu nunca imaginei que iria sentir saudades das transmissões da Globo em grandes eventos esportivos, mas a Record fez-me querer viajar ao passado. E podem esperar: Teremos Olimpíadas ano que vem e a coisa tende a ficar assim, ou pior.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 09:36:00

Luiz Cláudio lança a Frente parlamentar Brasil-Bolívia-Peru

O deputado disse que está muito feliz com a implantação dessa Frente, porque vai, indiscutivelmente melhorar o relacionamento entre os esses países fronteiriços, promovendo o intercâmbio nas áreas legislativa, comercial, cultural, educacional e de seguran

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:32:00

Ezequiel Júnior empossa coordenadora de Educação

Na ocasião, o parlamentar empossou a professora Marisa Brandelo, que assumiu o cargo de coordenadora Regional de Educação (CRE) do município de Machadinho do Oeste.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:30:00

Cleiton Roque quer termo de cooperação para Pimenta

“Várias vias públicas se deterioraram e muitos buracos apareceram. Nos acostamentos o crescimento do mato toma conta das calçadas de acesso da comunidade em geral”, acrescentou Cleiton Roque.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:26:00

Laerte anuncia liberação de emenda e denuncia cartel do leite

Parlamentar também anunciou audiência pública para discutir problemas de Ji-Paraná.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:21:00

Aélcio relembra início de sua carreira em Ji-Paraná

Aélcio lembrou que Rondônia em 1970 tinha uma população de apenas 70 mil habitantes e que agora já passa de um milhão.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:15:00

Glaucione cobra incentivo para a produção

A parlamentar lembrou a época em que a publicidade do café brasileiro no exterior era feita por personalidades de grande importância para o país, a exemplo do jogador Pelé.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:10:00

Dr. Neidson anuncia melhorias na saúde de Rondônia

Sobre a saúde, Dr. Neidson parabenizou o Poder Executivo pelas ações realizadas no setor. Disse que antigamente não existia transplante de rim e córnea e muitas pessoas morriam por falta deste atendimento.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:06:00

Léo Moraes defende prerrogativas de comissões

“Temos que estudar legalidade, normas técnicas e não podemos permitir que as prerrogativas das comissões sejam patroladas”, declarou Léo Moraes.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:03:00

Deputado Cleiton Roque conclama unidade em votações

O deputado convidou ainda para participarem nos dias 9, 10 e 11 de junho da Feira Agropecuária e Industrial de Pimenta Bueno.

GERAL | matéria escrita em 28/05/2015 ás 20:00:00

TAC firmado pelo MP para cavalgada em Urupá veda concentração de comitivas em postos de combustível

O Termo de Ajuste foi proposto pelo Promotor de Justiça Fernando Henrique Berbert Fontes.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 19:56:00

Fogaça apoia as micro e pequenas empresas

Em visita ao Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi), ele ouviu as demandas do setor e conheceu o trabalho desenvolvido pela entidade.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 19:41:00

Mariana Carvalho divulga portal que garante a participação popular na CPI da violência contra jovens

A comissão para apurar as causas, bem como as consequências econômicas e sociais do aumento de mortes e desaparecimentos de jovens negros no Brasil , foi instalada na Câmara dos Deputados no último mês de março.

POLíTICA | matéria escrita em 28/05/2015 ás 19:37:00

Deputado Lúcio Mosquini preside sessão da Reforma Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) , teve que se ausentar para participar de uma reunião e transmitiu a presidência para o deputado federal Lúcio Mosquini.

GERAL | matéria escrita em 28/05/2015 ás 19:35:00

Grupo terapêutico da Sepaz presta assistência aos familiares de dependentes químicos

O filho de Vanecy conheceu as drogas aos 10 anos e já foi internado compulsoriamente por duas vezes em São Paulo.

GERAL | matéria escrita em 28/05/2015 ás 19:33:00

Mais de 250 novas áreas minerais são identificadas para a construção civil em Porto Velho e Candeias do Jamari

A região mapeada abrange parte de Porto Velho e município de Candeias do Jamari.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com