23/10/2011 - 23h25min - Atualizado em 23/10/2011 - 23h25min

CONTA GOTAS

Lúcio Albuquerque

24.10.11

jlucioalbuquerque@gmail.com

PERGUNTAR NÃO OFENDE Por que dirigentes de órgãos públicos e empresas bloqueiam espaços públicos fazendo-os estacionamentos privados? A Semtran pode responder?

LIVRO O livro desta coluna. “Reeducação alimentar – Mito ou Realidade”, é de autoria do professor e escritor Edson Jorge Badra, fundador e membro da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da cadeira número 3, cujo patrono é o jornalista e poeta Alkindar Brasil de Arouca.

NELSON TOWNES Faleceu ontem o jornalista Nelson Townes de Castro, de uma das famílias mais tradicionais de Rondônia. A trajetória do Nelson se confunde com a história do jornalismo rondoniense, tanto por sua participação como membro da equipe que fez a primeira emissora de TV em Rondônia, a TV-Cultura, em 1974, quanto por suas atuações como editor do semanário “A Palavra” e trabalhos que realizou em vários órgãos de Porto Velho, tendo trabalhado no jornal O Estado de São Paulo, e em assessorias de campanhas políticas. À família do Nelson, os sentimentos pessoais do colunista e da minha família.

MOEDAS SOCIAIS Você sabe o que é isso? Pois no Brasil elas circulam com vários nomes e são aceitas no relacionamento compra/pagamento. Conforme a região é chamada de “pacas”, “veredas”, “potiguaras”, “rios”, “tupis” ou “sampaios”. Está para ser implantada oficialmente na periferia de Brasília.

SAIBA MAIS... A moeda social, segundo a Wilkipedia, “se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.

POETAS A Academia Rondoniense dos Poetas realiza sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, mais um sarau, o último da gestão da poetisa Angélica Cardoso. A partir das 19h30.

DOCUMENTO Em Ariquemes a greve da UNIR já está mudando de rumo: agora, instigados por alguns segmentos da Universidade, alunos estão assinando proposta de que o atual semestre seja considerado nulo e as aulas só voltem ao normal ano que vem. Familiares de universitários que residem fora de Ariquemes, mas estudam ali, estão revoltados pela despesa e pela falta de entendimentos entre os responsáveis pela greve.

POESIA O acadêmico e poeta Dúlcio Mendes, da Academia Guajaramirense de Letras, lança no próximo dia 5 de novembro seu mais novo livro, “Folhas Secas”. Será na Casa de eventos “Laje de Pedras”. A seguir haverá um sarau.

PANAMERICANO Eu nunca imaginei que iria sentir saudades das transmissões da Globo em grandes eventos esportivos, mas a Record fez-me querer viajar ao passado. E podem esperar: Teremos Olimpíadas ano que vem e a coisa tende a ficar assim, ou pior.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 18:35:00

Dilma pede que igrejas mobilizem fiéis na luta contra o Aedes aegypti

A presidenta destacou que as lideranças religiosas possuem credibilidade para engajar os fiéis no combate ao inseto, evitando o acúmulo de água parada em casa.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 18:23:00

SINDSEF inicia pagamento da GEAD

Cumpre informar, que os processos dos demais substituídos, ainda, aguardam as liberações das requisições de pagamento – RPV, pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 17:54:00

OAB/RO consegue liminar para suspender portaria da Receita que viola sigilo dos contribuintes

... o dispositivo da Receita viola a Constituição Federal, por ser uma invasão da intimidade e da vida privada dos cidadãos.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:15:00

Atos de vandalismo atrasam operação de linhão para usinas do Madeira

Quinze torres de 40 metros de altura foram derrubadas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:02:00

CNJ deve aprovar quatro resoluções para o novo CPC, prevê conselheiro

Entre os assuntos que deverão ser regulamentados pelo CNJ estão: penhora eletrônica; cadastro de peritos; comunicação de atos processuais eletrônicos e leilões.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:01:00

Prisão é exceção, não regra, defende catedrático que encerrará o 2° Fonape

Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Streck classificou como “extremamente relevante” o debate sobre a política de alternativas penais para o Poder Judiciário.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:59:00

Nova versão do sistema de peticionamento eletrônico reduz tempo para protocolar petições no STF

A última novidade é que o advogado pode acessar todas as suas petições e acompanhar outros processos de seu interesse através de apenas uma tela: seu painel de controle.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:58:00

Comissão de permanência pode ser cobrada no período de inadimplemento contratual

Esse entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi consolidado por meio da súmula 294.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:56:00

Princípio da insignificância não se aplica a contrabando de cigarros

Esse foi o entendimento adotado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento de recurso em habeas corpus no qual um homem, preso com 27 caixas de cigarros estrangeiros, pedia o trancamento da ação penal .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:55:00

Cobrar juros antes da entrega das chaves de imóvel em construção não é abusivo

As diversas decisões da corte sobre esse tema foram disponibilizadas pela Pesquisa Pronta, ferramenta on-line do STJ criada para facilitar o trabalho de quem deseja conhecer o entendimento dos ministros em julgamentos semelhantes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:53:00

Negócio jurídico frustrado não impede protesto de cheque

Salomão lembrou que o banco não poderia ser privado do direito de se resguardar em relação à prescrição para o ajuizamento da ação de execução, cujo prazo é interrompido com o protesto do título de crédito.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:50:00

...E eu fui à Banda...

Professor Nazareno*

POLíCIA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:44:00

Reforço policial chega ao Vale do Jamari para combater crimes de pistolagem

Policiais civis já investigam, inclusive, uma possível ligação do grupo com o assassinato do fazendeiro Hiran Alves de Cristo, de 42 anos, na segunda-feira (8), na zona rural do município de Campo Novo de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:39:00

Prefeito Alex Testoni anuncia investimento de R$ 2,8 milhões na saúde de Ouro Preto

A prefeitura vai investir na aquisição de material permanente como veículos utilitários, mobiliários, informática, equipamentos para as unidades Básicas de Saúde (UBS), consumo, serviços e custeio.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com