Cooperados aprovam projeto arquitetônico de abatedouro no Assentamento Flor do Amazônia.

O Abatedouro será construído e equipado pela Santo Antonio Energia com o apoio logístico da Secretaria de Estado de Agricultura.

Publicada em 19 de August de 2014 às 17:55:00

Nesta sexta-feira (15), As famílias associadas à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Flor do Amazonas (COOAFFA), do Projeto de Assentamento Flor do Amazonas, no município de Candeias do Jamari, aprovaram por unanimidade o projeto arquitetônico do abatedouro de aves.

O Abatedouro será construído e equipado pela Santo Antonio Energia com o apoio logístico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária ( Seagri), na cessão de caminhão refrigerado para transporte das aves abatidas.

O projeto consiste além do abatedouro a implementação de aviários para criação de galinha caipira em sistema de semi-extensivo. Maria Leonilda Matará, presidente da Cooaffa, diz que já produz a galinha caipira, mas que com a união poderá agregar valor ao produto. "Nossa união é para conquistar nossos objetivos, iremos diversificar a produção. Montamos a cooperativa para agregar valor e com certeza vai melhorar, porque o mercado vai aumentar”.

O engenheiro civil, Tiago Fernando Martins, apresentou para os cooperados as plantas alta e baixas do abatedouro, e quando questionado sobre o início das obras, enfatizou que uma parte do projeto finalizará neste mês. "Essa parte de projeto finalizaremos este mês, acredito que com todos os tramites decorridos em 90 dias iniciará a construção".

Segundo consultor de Responsabilidade Social da Santo Antônio Energia, Frei Phillip Neves Machado, passando trâmites burocráticos iniciarão a obra, "As cobranças burocráticas para contratamos a construtora é morosa, por isso temos essa previsão de três meses para o início das obras. Nesta obra iremos solicitar a empresa prestadora dos serviços que priorize a mão de obra local".

A coordenadora de desenvolvimento agropecuário e aquícola da Seagri, Ilce Santos Oliveira, Expôs as ações do estado para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. "A diversificação da agricultura familiar é um grande avanço ao produtor, pois deixará de depender de um produto. Temos que cada vez mais investir na união das comunidades para que busquem juntos novas tecnologias de produção", finalizou Ilce.