COOPPROJIRAU fortalece agricultores do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau

A COOPPROJIRAU é formada por 160 famílias de pequenos agricultores de Nova Mutum Paraná e região.

Publicada em 25 de August de 2016 às 09:49:00

Com a proposta de incentivar a plantação de mudas nativas, reflorestar áreas degradadas e apresentar ações que desenvolvam a vida do homem no campo, a Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental JIRAU (COOPPROJIRAU) montou um estande durante a 5ª Rondônia Rural Show, realizada de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná. O projeto da COOPPROJIRAU é incentivado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, e possibilita o fomento da economia na região contribuindo com o desenvolvimento sustentável nas áreas do entorno do reservatório da Usina Jirau.

A Cooperativa é formada por 160 famílias de pequenos agricultores de Nova Mutum Paraná, Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, Jaci Paraná, União Bandeirantes, Vila Jirau, Ramal 31 de Março, Ramal do Arrependido, Linha 105, Linha Progresso, Ramal do Brito, Cical, PA São Francisco, Ramal Primavera, Abunã, Vila da Penha e das Linhas 05, 06 e 10.

A COOPPROJIRAU foi criada em 2010 pelo Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela ESBR e está ligado à produção, plantio e manutenção de mudas nativas e frutíferas em áreas de reflorestamento. Um dos destaques do trabalho desenvolvido pode ser observado na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da UHE Jirau, onde há previsão de reflorestamento em uma área de aproximadamente três mil hectares de pastagens. Na COOPPROJIRAU, os produtores também têm acesso aos cursos de capacitação que proporcionam oportunidade para os agricultores se atualizarem.

Classificada entre as dez maiores de Rondônia no ramo da agropecuária, a COOPPROJIRAU possui a Declaração de Aptidão (DAP) jurídica ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que permite acesso às políticas públicas, financiamentos junto aos bancos federais e entre outras vantagens.