Corpo de Bombeiros divulga resultados de vistorias

Essa ação teve o objetivo de verificar in loco se os estabelecimentos estão atendendo as normas de segurança para eventos.

Publicada em 05/02/2013 às 10:54:00

Porto Velho, Rondônia - O governo do Estado de Rondônia, através do Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com os demais órgãos de fiscalização municipais, encerrou a operação de vistoria que foi realizada nas casas de shows e bares da cidade de Porto Velho. Essa ação teve o objetivo de verificar in loco se os estabelecimentos estão atendendo as normas de segurança para eventos.

A operação iniciou na última quinta-feira (31), onde foram averiguadas as condições de segurança, evacuação de pessoas e o pleno funcionamento dos sistemas de proteção, bem como, a regularidade da documentação em todas as casas de shows e bares.

De acordo com os resultados do CBMRO, foram vistoriados 44 estabelecimentos cadastrados na Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST), 18 foram notificados para correções diversas e sete interditados por não atender as mínimas regras de segurança, e 19 estabelecimentos estavam regularizados obedecendo todas as normas de segurança para locais público.

As irregularidades mais comuns encontradas foram os bares devidamente cadastrados, mas funcionando como locais de reunião de público, o que não permite as normas de segurança.

Outro ponto visto pelos bombeiros é que os locais inapropriados, não tinham o mínimo de proteção para agregam pessoas em seu interior, não dispondo de extintores de incêndio, saídas, iluminação e sinalização de emergência, sem contar que precisam ter um projeto de proteção contra incêndio devidamente aprovado e executado bem como regularmente vistoriado pelo CBMRO, conforme a Lei estadual n° 858/1999.

O Corpo de Bombeiros Militar lembra que por meio dessas medidas, é esperado que não ocorram acidentes relacionados à questão da segurança de estruturas.

No caso de alguma irregularidade, informe o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência: 193.

Matéria: Elaine Barbosa – Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social