Cre de Pimenta Bueno promove a 1a Oficina de Arte Indígena aldeia Baixa Verde

A escola Aipere atende dois alunos indígenas com paralisia cerebral com os quais, também foram desenvolvidas atividades de Arte

Publicada em 12 de September de 2014 às 15:25:00

Nos dias 9 e 10/09, a Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno, através da Chefe de Educação Indígena, Rosangela Ribeiro da Silva Justo, promoveu junto ao povo Sakirabiat a 1a Oficina de Arte Indígena com o intuito de valorizar a identidade do povo.

A oficina buscou resgatar a importância de manter a cultura e a tradição indígena dentro do espaço da aldeia, iniciando pelas atividades desenvolvidas na escola Aipere. A professora de Arte, formada pela UNB, Marli da Silva Oliveira, explanou sobre o que é Arte e cultura, apresentou imagens com pintura corporal masculina e feminina, calendário indígena, literatura indígena com mitos e rituais.

Também trabalhou a geografia da aldeia como forma de arte indígena utilizando tintas guache e tintura confeccionada com jenipapo e urucum, vegetais da própria natureza.

A escola Aipere atende dois alunos indígenas com paralisia cerebral com os quais, também foram desenvolvidas atividades de Arte, pintura e leitura de mitos e histórias em quadrinhos.

O trabalho foi realizado com a professora indígena, Silvana Guaratira, alunos do Brasil Alfabetizado e alunos do ensino fundamental da escola indígena Aipere. Todos participaram com muito entusiasmo. A professora se comprometeu a fazer um levantamento da cultura, pinturas, lendas e mitos para a realização de uma Noite Cultural Sakirabiat no mês de outubro.