Crea-RO iniciará reuniões preparatórias no interior do Estado para o 9° CEP

Cada estado da federação realizará sua edição do CEP que tem como objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação ...

Publicada em 02 de May de 2016 às 12:09:00

Com o objetivo de privilegiar os profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, a cada triênio os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, realizam o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que neste ano de 2016 chega a sua nona edição com o tema central, “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”, com base em três eixos temáticos: a) defesa e fortalecimento da engenharia e da agronomia junto a sociedade; b) tecnologia e inovação e c) carreira e prerrogativas da engenharia e da agronomia.

O 9° Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea’s e Mútua (9º CEP) em Rondônia é organizado pelo CREA-RO e pelas Entidades de Classe Estaduais. Cada estado da federação realizará sua edição do CEP que tem como objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea´s e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. A realização dessas reuniões preparatórias no interior do estado, que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais, tem como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar as Comissões Organizadoras Regionais proposições que favorecem as discussões sobre os eixos temáticos para que após os debates, as proposições sejam sistematizadas e encaminhadas para o 9º CEP.

As propostas aprovadas durante as reuniões estaduais serão encaminhadas para o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que será realizado paralelamente a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua,  realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu - PR.

Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs)

Em Rondônia, as RPIs acontecerão em 07 Inspetorias do CREA-RO, no período de 09 de maio a 17 de junho de 2016. Nas RPIs o profissional tem a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões, por meio de formulários a serem entregues ao final de cada reunião para Comissão Organizadora.

Agenda das reuniões

MAIO

09.05 - Jaru

10.05 - Ariquemes

12.05 - Guajará Mirim

16.05 - Vilhena

17.05 - Rolim de Moura

18.05 - Cacoal

19.05 - Ji Paraná

JUNHO

15,16 e 17.06 - Porto Velho 

Como funciona o Congresso Nacional de Profissionais

Os eventos do CNP são realizados na seguinte sequência:

1. na “consciência individual” de cada profissional;

2. nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas;

3. nas inspetorias, em cujas subjurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas;

4. nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam;

5. nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição;

6. finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado.