CRMV-RO alerta sociedade sobre adaptação de estabelecimentos veterinários

Outros estabelecimentos, inclusive no interior do estado, também já estão recebendo a visita dos fiscais para que se adéqüem às duas Resoluções.

Publicada em 04 de March de 2015 às 19:31:00

Em entrevista à emissora de TV local os médicos veterinários Dr. Rodrigo Cadette, presidente do CRMV-RO e Dr. Fabiano Vendrame, Chefe da Fiscalização do Conselho falaram da importância das Resoluções n.os 1015/12 e 1069/14 para uma medicina veterinária de qualidade.

A Resolução n.° 1015/2012, que define alguns novos critérios para o funcionamento de estabelecimentos veterinários, foi redigida com intuito de garantir melhores condições de atendimento aos animais, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia como também alinhar-se à legislação sanitária vigente.

Já, a Resolução n.º 1069/14 vem para garantir a saúde e o bem-estar de animais em locais como Pet shops, parques de exposição, zoológicos e feiras. A Resolução 1069/14 também está relacionada a procedimentos de higiene e estética, que deverão ser seguidas e cobradas pelos médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos nesses estabelecimentos

A entrevista com os representantes do CRMV-RO foi realizada durante uma visita de orientação à Clínica Consuvet, em Porto Velho. Lá eles foram recebidos pela médica veterinária responsável, Dra. Aline Dallazen.

A Clínica Consuvet é um dos estabelecimentos que já está se preparando para garantir aos animais um atendimento eficiente. Hoje eles já dispõem de alguns equipamentos, como mesa de cirurgia, aparelho de radiografia, aparelho para anestesia inalatória, foco cirúrgico, Raio X, sala para pré e pós-operatório, entre outros.

Dr. Rodrigo alerta que esses equipamentos são essenciais para o bom atendimento clínico animal. “Assim como acontece nas clínicas para humanos, as clínicas veterinárias também precisam oferecer uma estrutura mínima de condições para que se possam realizar os procedimentos adequados a cada animal”.

Dra Aline conta que recentemente a clínica recebeu uma cadelinha de rua, batizada de Pandora, que foi atropelada e sofreu quebra de coluna. Pandora passou por uma cirurgia e já vem apresentando alguns resultados positivos. “Em outros tempos o destino de Pandora seria a eutanásia”, diz a médica veterinária, mostrando que, com um atendimento adequado a chance de melhora clínica é bem maior.

Para garantir esse tipo de atendimento em clínicas e hospitais e promover a adequação de cada unidade, o CRMV-RO deu início a um processo de orientação aos proprietários e profissionais médicos veterinários responsáveis desses estabelecimentos. “Será dado um prazo de 90 dias para que o estabelecimento tome as providências de adequação, após essa data, quem não atender às orientações poderá ser multado em até 24 mil reais”, diz Dr. Fabiano.

Outros estabelecimentos, inclusive no interior do estado, também já estão recebendo a visita dos fiscais para que se adéqüem às duas Resoluções.

Wania Ressutti