Cuidado com as alianças

Valdemir Caldas

Publicada em 17 de April de 2014 às 15:27:00

A semana que passou foi pródiga em esquisitices,principalmente no que se refere a alianças políticas para as eleições estaduais. A essa altura dos acontecimentos, o leitor/eleitor, coitado, deve estar se perguntando o que teria levado pessoas com biografias políticas tão antagônicas, que sempre estiveram em campos opostos, unirem suas forças com vistas à sucessão estadual.

Não se trata, portanto, de dar asas em excesso à imaginação, mas seria interessante que o leitor/eleitor começasse, desde já, a analisar o grau de afinidade ideológica ou doutrinária (se é que há) entre os partidos coligados e o que estaria por trás dessas alianças.

É preciso mais? Claro! Estariam os mentores dessas alianças verdadeiramente preocupados com o bem-estar da população e o desenvolvimento do estado de Rondônia, ou tudo isso não passaria de mais um embuste eleitoral, um instrumento de manobra à satisfação de interesses pessoais ou de grupos?

Essas são algumas perguntas para as quais o leitor/eleitor precisa buscar respostas, agora, e não deixar para fazê-lo às vésperas dos pleitos, ou, então, depois, quando nada mais poderá ser feito para reverter o estrago, pois a ele cabe negar-lhes seu voto e, assim, frustrar a caminhada política dos que antes já deram provas de desrespeito para com a sociedade.

Esses e outros fatos precisam compor o mosaico das preocupações do leitor/eleitor, sobretudo quando se sabe que muitos dos que atualmente se apresentam como probos foram condenados pela mais alta Corte do País por práticas irregulares e, hoje, tentam confundi-lo, pedindo seu voto, sustentando discursos que não passam das vãs e conhecidas promessas de campanha. Cuidado, portanto, com as alianças esdrúxulas, celebradas, apenas, com bases em privilégios pessoais.