Curso garante qualidade e desburocratização do serviço público

A garantia de uma nova visão, com o desafio de apontar soluções para as dificuldades ou burocracia que emperram a eficiência do serviço público.

Publicada em 07/02/2013 às 16:09:00

A garantia de uma nova visão, com o desafio de apontar soluções para as dificuldades ou burocracia que emperram a eficiência do serviço público. Foi dessa forma que a servidora pública do Estado, Neuraci Rios, definiu os cursos nas áreas de Recursos Humanos e Contabilidade Pública promovidos pelo Governo da Cooperação, cuja certificação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho. Foram pelo menos 154 servidores de vários órgãos capacitados nos cursos considerados pelos próprios participantes como o primeiro passo para a implementação do planejamento estratégico proposto pelo governador Confúcio Moura para a modernização da gestão estadual.

Em sua fala, o governador voltou a criticar os velhos vícios do emprego público e afirmou que sua proposta é montar uma estrutura com corpo técnico preparado para dar sequência às ações em outras gestões, independente da sigla partidária do governador. “Nossa intenção é acabar o efeito sanfona, em que enquanto alguns servidores buscam a desburocratização, outros emperram, vendem a dificuldade, gerando a partir daí a corrupção”, disse o governador, que antes fez questão de observar que pelo menos 80% dos participantes são do quadro efetivo, o que significa que estarão preparados para dar continuidade ao trabalho em outras administrações.

A iniciativa do governo de ampliar ou mesmo qualificar o grau de conhecimento dos seus técnicos, em setores estratégicos para uma gestão de resultados, foi destacada pela consultora Cléo Wolf, referência nacional e internacional em Processos de Mudança de Cultura Organizacional, que ministrou para 71 servidores o curso de Formação Estratégica em Recursos Humanos; e pelo professor Raimundo Oliveira Filho, diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, responsável pela coordenação pedagógica do curso de Contabilidade Pública voltado ao Controle Interno, que teve 83 participantes. Cléo Wolf disse confiar na concretização da proposta do governador Confúcio Moura citando a frase da antropóloga Margareth Mead: “Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou” e a “Simplicidade é a sofisticação máxima”, de Steve Jobs, co-fundador da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Já o professor Raimundo Filho parabenizou o governador enfatizando que é só por meio da educação que as mudanças são promovidas. “Este é um momento de reflexão, pois com certeza esses servidores serão melhores em suas atividades”.

Representando todos os participantes, a servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Miriam Cruz, lembrou que a dinâmica das organizações pede mudanças, que começam com o diagnóstico do ambiente para apontar as barreiras que impedem o desenvolvimento das atividades para o cumprimento de metas estabelecidas. Após diálogo com o Núcleo de Gestão para a garantia da celeridade dos processos; e com a Gerência de Planejamento para avaliar o cumprimento de metas, a servidora concluiu que o setor de Recursos Humanos precisa ser um ser órgão de apoio à Diretoria para alcançar com êxito o plano estratégico.

Rui Vieira, titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), que organizou os cursos juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), com recursos do Programa Nacional de Apoio à Gestão e Modernização dos Estados (Pnage), via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aproveitou para fazer um balanço da gestão estadual, com foco na contratação de quase cinco mil servidores, via concurso público, em 2012, dando ênfase à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que recebeu mais de dois mil servidores, teve nivelado o piso salarial dos professores ao Nacional, além de 40% de aumento das gratificações e aprovado o Plano de Carreira, Cargos e Salário (PCCS), assim como ocorreu com o Detran, Agência de Desenvolvimento Agrosilvopastoril (Idaron) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). “Outros concursos virão”, adiantou, mencionando a transposição dos servidores até março de 1987 para os quadros da União, que resultará numa economia anual de mais de R$ 335 milhões ao Estado.

“Que esta foto não seja apenas para a memória, mas símbolo de uma administração eficiente”, disse o controlador-geral do Estado, Leonor Schrammel, fazendo uma referência à foto oficial feita momentos antes da solenidade com o governador e os participantes. Para ele, o curso de controle interno deve responder às demandas do Estado, garantindo tranquilidade ao governo, e reduzindo as pressões no Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Afirmativa que foi compartilhada pelo subprocurador geral de Justiça, Cláudio Silveira, na ocasião representando o MPE. Silveira ainda citou a necessidade de se descomplicar a gestão pública, onde uma lei estabelece uma coisa e uma portaria revoga.

Para George Braga, titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o curso surtirá efeito na agilidade dos processos com orientação mais eficaz para o controles de gastos.

Texto: Veronilda Lima

Fotos: Marcos Freire

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social