De cada 800 ligações feitas ao CIOP, 33% são falsas

Peço que os adultos orientem as crianças e aqueles que eventualmente pensem em passar um trote, que lembrem que muitos cidadãos precisam do serviço do CIOP.

Publicada em 29 de August de 2014 às 15:22:00

Um levantamento realizado pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) constatou que a cada 800 ligações recebidas, 33% são falsas, o que prejudica o trabalho de todo o aparelho de segurança do Estado.

As falsas ocorrências podem impedir, por exemplo, maior agilidade no atendimento a uma pessoa que realmente esteja precisando de socorro. O Ciop, que mensalmente recebe 22.203 ligações, tenta usar a experiência no atendimento para identificar a veracidade das ocorrências.

As chamadas feitas ao CIOP são encaminhadas ao Setor de Atendimento, onde o atendente verifica a veracidade e lança no sistema o endereço, nome, ocorrência e característica do suspeito, se houver. Este procedimento gera um registro, que é encaminhado imediatamente à Sala de Despachador, que aciona os policiais nas ruas encaminhando-os para o local do fato
denunciado. A partir daí, os policiais que atendem a ocorrência trocam informações com o
despachador sobre o ocorrido até que todo o procedimento seja concluído.

Trotes

De acordo com o coordenador do Ciop, major PM J. Oliveira, as ligações com falsa comunicação de crime ocorrem mais pela manhã, e boa parte é feita por crianças em horário escolar. À noite, a incidência maior é de adultos.

Por trás das brincadeiras, informações falsas, elogios e denúncias há quem realmente precise do atendimento da polícia, como feridos e vítimas de acidentes ou crimes, que muitas vezes, encontram o telefone ocupado, e vão automaticamente para uma lista de espera, explica o coordenador do serviço.

Quem passa trote, segundo o major PM J. Oliveira, ocupa um atendente e, muitas vezes, mobiliza policiais e viaturas nas ruas, que deixam de atender a quem realmente precisa.

“Peço que os adultos orientem as crianças e aqueles que eventualmente pensem em passar um trote, que lembrem que muitos cidadãos precisam do serviço do CIOP. Há quem faça críticas ao serviço, mas estas pessoas não sabem quantas ligações passam por aqui diariamente e quanto o serviço é prestado,” explicou.

Reportagem: Márcia Pinheiro