Debate: Expedito reforça compromisso com população de Rondônia

PortoVelho perdeu a Expovel e o Flor do Maracujá já não é mais o mesmo. Em Guajará, o Duelo da Fronteira não aconteceu, lembrou Expedito.

Publicada em 01 de October de 2014 às 17:48:00

No último debate televisivo na TV Rondônia antes das eleições do próximodomingo, o candidato ao governo Expedito Júnior (PSDB) reiterou compromisso com a população com a proposta de construir uma nova história no Estado a partir do dia primeiro de janeiro.

“Sei dos problemas enfrentados hoje pelo governo e vamos superar os desafios. Um dos primeiros atos será a licitação do saneamento básico do município de Porto Velho. Já se passaram dois governos e a obra não saiu do papel”, disse.
Expedito lembrou do período em que foi parlamentar e socorreu os municípios. Disse que ajudou Ariquemes através de emenda do orçamento da União no valor de R$ 1 milhão e o dinheiro foi aplicado na construção do aterro sanitário. Ele anunciou durante o debate parceria com as 52 prefeituras, independente da cor partidária.

“Vamos priorizar as estradas vicinais e levar alternativas viárias no escoamento da produção agrícola. O programa Fitha (Fundo de Transporte e Habitação) não pode ser negociado com os prefeitos. É uma obrigação constitucional. Os prefeitos vão ter respeito e no meu governo receberão o dinheiro devido”, explicou.

Ele reiterou parceria com os municípios na distribuição de calcário. “Faremos uma política verdadeira na agricultura com a distribuição de fato do calcário”. Expedito acrescentou que vai criar ainda a Agência de Desenvolvimento do Estado. “Vamos olhar com outra visão o pequeno e microempresário. Temos ainda que focar as empresas locais. Essa agência proporcionará a geração de empregos à juventude. Vamos atrair novas indústrias para o Estado”.

No setor da segurança, Expedito informou que vai colocar em prática no seu governo o projeto de presídio indústria. “Esse projeto deu certo no Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Muitos presídios se tornaram universidades do crime. Não vou demitir ninguém como estão anunciando por ai. Pelo contrário, temos compromisso com os servidores do Estado”, disse.
Expedito prometeu governar com pessoas de bem. “Queremos o melhor para segurança, saúde, educação. Nunca fiz política com mágoa, ódio, raiva e sempre fiz campanha dialogando e será assim no meu governo. A educação, por exemplo, será conduzida por um conhecedor da área”.

Ele disse que a comunidade vai ajudar no combate a criminalidade. ”Essa parceria já acontece em Vilhena e tem apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a população. A instalação de câmaras eletrônicas deu certo em Vilhena e está proporcionando mais segurança nas ruas. Porque não fazer isso em Rondônia? No meu governo esse projeto será ampliado para os municípios”.

Com relação a cultura do Estado, Expedito lembrou no debate que o município de Guajará-Mirim não teve esse ano o tradicional duelo da fronteira por falta de investimentos no setor. “A cultura foi abandonada. Porto Velho perdeu a Expovel e o Flor do Maracujá. Vamos criar a Secretaria de Cultura, e colocar para funcionar o fundo da cultura”.
 

A proposta de descentralização da saúde foi destacada ainda no debate da TV Rondônia realizado na noite de quinta-feira. “A saúde está passando por dificuldade. Falta chão para colocar colchão nos hospitais. Vamos descentralizar a saúde e regionalizar, evitando a vinda de ambulâncias para a Capital”.