Debates do V Encontro de Direito Médico de Rondônia serão muito elucidativos, aponta médico cirurgião

O V Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, acontece no próximo dia 6 de junho.

Publicada em 02 de June de 2013 às 16:16:00

Os encontros de Direito Médico de Rondônia, realizados há sete anos pelo advogado Cândido Ocampo, trazem uma enorme contribuição à população, à classe médica e aos operadores do direito, na medida em que promove o esclarecimento de todos sobre os desenlaces que podem advir da imprescindível prestação dos serviços médicos, beneficiando a sociedade em geral e à classe médica em particular. A declaração é do médico cirurgião plástico Luiz Carlos de Oliveira, proprietário da Clínica Center Plástica e da Daia – Centro de Diagnóstico. “Como empresário, presente no dia-a-dia da nossa sociedade, não poderia me furtar em apoiar uma iniciativa da maior relevância para a medicina e o direito, como o V Encontro de Direito Médico de Rondônia”, acentua o médico, que é parceiro do evento desde a primeira edição.

O V Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, acontece no próximo dia 6 de junho, a partir das 14, no auditório da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: www.direitomedicorondonia.com

Luiz Carlos Oliveira destaca a dificuldade que o Judiciário, às vezes, tem para elucidar uma reclamação de um paciente transformada em processo, devido as variáveis de interpretação, e acrescenta que a realização do V Encontro de Direito Médico de Rondônia contribuir para diminuir essas dúvidas e até mesmo para jogar novas luzes sobre o tema. Nesse sentido, segundo o médico Luiz Carlos Oliveira, Cândido Ocampo está de parabéns pela iniciativa e tanto a Daia quanto a Center Plástica sentem-se honradas em participar desse debate.

Atuando diretamente no ramo da cirurgia plástica, que faz questão de salientar que não é uma atividade meio, mas atividade fim na medicina, em função de seus objetivos, o cirurgião assegura que é um equívoco conceituar a cirurgia plástica apenas como uma intervenção visando a correção estética. “Muito mais que isso, a cirurgia plástica às vezes é imprescindível à sobrevivência de uma pessoa, sobretudo em casos de defeitos congênitos. Em função disso, o médico Luiz Carlos Oliveira entende que há uma possibilidade maior de conflito entre médico e paciente e, para evitar isso, é importante que todos os procedimentos sejam devidamente esclarecidos e realizados somente após autorização do paciente ou de seus familiares”, reitera o cirurgião.

A expectativa do diretor da Center Plástica e da Daia é a de que, a exemplo do que já ocorreu nos outros quatro eventos, o V Encontro de Direito Médico de Rondônia continue contribuindo para que o Judiciário avance na sua interpretação, e não mais classifique a cirurgia plástica como obrigação de resultado, “porque, na verdade, a cirurgia plástica faz parte da medicina como um todo, e é, sem dúvida, uma atividade de meio. O cirurgião plástico não vende um produto, ele não é contratado para promover a satisfação da pessoa indiscriminadamente, porque existem limitações. Agora os resultados são muitos bons e tão favoráveis que levam a esse entendimento equivocado”, acentua Luiz Carlos de Oliveira.

O V Encontro de Direito Médico de Rondônia terá como palestrantes o desembargador Milton Augusto de Brito Nobre, do Tribunal de Justiça do Pará, e o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, juiz-auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia e coordenador do “Comitê Estadual para Monitoramento das Demandas de Assistência a Saúde”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, como meio de monitorar as intervenções do Judiciário na saúde.

O Encontro é uma realização do Escritório Cândido & Henrique Advogados Associados e conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, e importantes parceiros da iniciativa privada, como as Faculdades Fimca e Faro, Nefron, Prontocordis e Centerplástica.

Assessoria de Imprensa