Deixem as escolas em paz!

As autoridades e a elite dominante desde os tempos da Colônia sempre sabotaram o saber para as classes menos privilegiadas.

​​​​​​​Professor Nazareno
Publicada em 14 de novembro de 2017 às 10:36

De um modo geral nem as escolas nem a educação no Brasil jamais tiveram qualquer importância para a sociedade ou sequer seus objetivos foram discutidos em profundidade. As autoridades e a elite dominante desde os tempos da Colônia sempre sabotaram o saber para as classes menos privilegiadas. Como consequência deste absurdo, temos um dos piores sistemas de educação do mundo. Os políticos brasileiros nunca se preocuparam com a educação do povo. Porém, desde o golpe parlamentar dado em 2016 que se tem observado uma guinada à direita em nossa sociedade. Os direitistas, reacionários, religiosos e conservadores começaram a se interessar pela escola, que escolheram como alvo para impor sua maneira de pensar e agir. Desde então, essas escolas não têm tido sossego. Essa gente está à espreita e querendo “alguma coisa”.

Em Ariquemes, o prefeito local investiu contra as escolas do município. Em conjunto com meia dúzia de pais, evangélicos em sua maioria, decidiu proibir a distribuição aos alunos de livros didáticos que falavam sobre os novos de tipos de família. Inconformado, ameaçou rasgar todas as páginas que tratavam do assunto. Depois do escândalo nacional, da vergonha que Rondônia passou, da ameaça à Constituição e de decisões dos Ministérios Públicos, recuou por enquanto. Em outro flanco, alguns deputados estaduais querem impor a militarização de vários estabelecimentos de ensino. Escolas militares devem existir, mas escolas militarizadas beiram a estupidez. A ideologia militar está ultrapassada. Militares devem se preocupar com segurança e não com educação, já que nenhum professor quer “educar” a PM.

Recentemente alguns políticos espertalhões tentaram tirar proveito do sucesso do colégio João Bento da Costa de Porto Velho. Propuseram à escola uma “moção de aplauso” e outras tolices somente para passar a impressão de que estão preocupados com a educação pública. Só conversa fiada mesmo, pois se estivessem, procurariam saber o porquê de outras escolas de Rondônia não terem o mesmo desempenho do JBC. Sou professor no João Bento há quase vinte anos e reconheço que ainda falta muita coisa para que ela seja uma escola de qualidade. Receber prêmios idiotas e sem sentido pode nos trazer o comodismo, por isso recusei todos. Alguns vereadores de Porto Velho, no entanto, continuaram a sua investida contra as escolas: dessa vez foi o desejo ditatorial de se proibir pura e simplesmente a ideologia de gênero dentro das mesmas.

A escola, qualquer escola, deveria ser um território de ideias livres. A dialética deve permanecer dentro delas e tudo deve ser ensinado e discutido. Todas as ideologias, todas as religiões, inclusive a não religião, já que vivemos em um Estado laico, todas as correntes políticas e ideológicas, todos os saberes. Em casa, a família deve dar o complemento e ensinar boas maneiras e civilidade. A religião não pode interferir na aprendizagem de ninguém. Esses cidadãos deveriam lutar para implantar escolas de tempo integral em Rondônia e em todo o Brasil. Deveriam buscar mais recursos para melhorar o nosso fraco ensino. Deveriam fazer como faz a maior parte dos políticos no mundo civilizado. Por isso, religiosos, políticos e militares, deixem as nossas escolas em paz! Se vocês as usassem para melhorá-las já seria um grande avanço. Parem de usá-las apenas para fins de promoção pessoal e para impor suas ideologias e suas religiões.

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Maria da L uz da Silva Xavier 14/11/2017

    Obrigado pela sua defesa em pról da Educação,pois a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem dos alunos,dependem de um bom e competente Professor,por favor deixem os Professores cumprirem sua Missão.,em Páz .,Não atrapalhem com a falta de conhecimento do processo de aprendizagem.Meus Agradecimentos.

  • 2
    image
    Telma Rodrigues 14/11/2017

    Sr. Gabriel! Lamento discordar do senhor. O Professor Nazareno atua na Educação Pública de RO desde 1980. E sua trajetória como professor e diretor de escola sempre se caracterizou pela dedicação, seriedade e eficiência. Milhares de alunos estudiosos (que não deve ser teu caso) aprenderam Língua Portuguesa e Redação com o Professor Nazareno, ingressando na Faculdade e se tornando bons profissionais. Podes discordar das idéias do Professor, que procuram gerar polêmica e fazer as pessoas pensar um pouco na estrutura sociopolítica que impera no Estado e no país. A cada ano, quando se aproxima da data da realização do ENEM, diversas entidades promovem aulões gratuitos a milhares de alunos. E o Professor Nazareno, invariavelmente, é chamado para ser o professor de Redação nesses aulões. isso é reconhecimento público pelo trabalho sério e profícuo que este Educador desenvolve em RO, há 38 anos.

  • 3
    image
    Roman 14/11/2017

    Concordo em muito o que escrevé o nobre colega, só discordo quando disse que o JBC é modelo. Todas estão num fracasso sem precedentes. Não existe uma resposta a este fracasso faz longas datas.oujg

  • 4
    image
    GABRIEL 14/11/2017

    Esse Professor não cansa de escrever baboseiras. E pensar que isso foi meu professor. Esse cara vive numa bolha.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook