Delações explosivas em Vilhena complicam empresários e figurões da política em Rondônia 

Pelo menos quatro acordos de colaboração estão sendo negociados .

Publicada em 20 de October de 2016 às 14:52:00

O FOLHA DO SUL ON LINE apurou, esta semana, que existem pelo menos quatro delações premiadas sendo negociadas com a Polícia Federal e o MPF em Vilhena. E este número tende a crescer, fazendo com que as revelações sobre esquemas de corrupção em Vilhena tenham reflexos em Rondônia e mesmo no Brasil.

O teor do conteúdo que vem sendo preparado, muito menos os nomes dos personagens, não podem ser divulgados, sob o risco de o acordo ser anulado pela própria justiça. Mas, através de um profissional acostumado a lidar com o assunto, o site foi informado sobre os requisitos essenciais para que uma delação seja aceita: o colaborador deve apresentar um fato novo sobre o que é investigado; provas que comprovem a versão precisam obrigatoriamente ser entregues; e é exigida uma compensação financeira pelo crime praticado.

A nova leva de delações estaria sendo estimulada pelo fato de que, entre amargar anos de cadeia em silêncio e as eventuais conseqüências financeiras de abrir o bico, mas garantir uma boa redução da pena, os acusados enxergam vantagem na segunda alternativa.

Advogados estariam se esforçando para garantir as delações usando um argumento poderoso: caso o acusado continue adiando a colaboração, pode não ter mais nenhuma novidade para contar e, com isso, perde o benefício.

Figuras graúdas da política vilhenense e empresários locais já estariam delineando e discutindo os termos do acordo. Caso as negociações avancem, outros personagens conhecidos pelo poder financeiro podem passar a condição de investigados. Mas os delatores também estariam incluindo em suas confidências nomes de expressão na política rondoniense e até no cenário nacional.

Na manhã desta quarta-feira, 19, ao encontrar, na DPC de Vilhena, um criminalista que atua pelo fechamento das delações, o profissional previu o que já havia sido dito por outro advogado ao site: “Todo mundo vai falar, inclusive os vereadores... e não vai sobrar pedra sobre pedra em Vilhena”.

Folha do Sul Online