Dependência química lota centros de recuperação em Ji-Paraná

A lotação de todas as comunidades terapêuticas em Ji-Paraná, chamou a atenção dos técnicos da Sepaz, que fazem o levantamento das casas que atuam no tratamento.

Publicada em 23/10/2012 às 13:58:00

Rondônia - A lotação de todas as comunidades terapêuticas em Ji-Paraná, chamou a atenção dos técnicos da Secretaria de Estado de Promoção da Paz ( Sepaz), que fazem o levantamento das casas que atuam no tratamento de pessoas dependentes químicos em Rondônia.

Outro dado preocupante, constatado neste levantamento da equipe de Coordenadoria de Política sobre Drogas da Sepaz é o crescimento do consumo de álcool e drogas, especialmente por mulheres e menores de idade, no segundo maior município rondoniense. No trabalho de mapeamento e diagnóstico em Ji-Paraná, a Sepaz detectou a existência de seis centros de recuperação, sendo três feminino e 3 masculino, todos com a lotação no limite e com lista de espera.

A procura é tanta que os responsáveis pelas comunidades terapêuticas Ebnezer, Resgatando Vidas, Nova Esperança e Nova Vida, tem projetos de ampliações para atender a demanda, mesmo diante de falta de estrutura adequada e da dependência da ajuda de voluntários, verificou o gerente de tratamento e recuperação da dependência química da Sepaz, psicólogo Ademir Costa. Para a secretária Maria da Penha, os dados que estão sendo colhidos nos levantamentos nos municípios rondonienses só reforçam os projetos e ações da Sepaz que junto com órgãos, entidades e a sociedade em geral atuará em prol de um único objetivo: o enfrentamento a dependência química em Rondônia.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social