Depois de repercussão negativa, Hermínio revoga homenagem a pecuarista acusado de mandar matar advogado

Assembleia ia conceder títulod e honra ao mérito a homem acusado de contratar pistoleiros para matarem o advogado Agenor Martins de Carvalho.

Publicada em 17/04/2013 às 10:44:00

Da redação do Tudorondonia

A Assembleia Legislativa revogou o título de honra ao mérito que daria ao pecuarista José Milton Rios, um dos acusados de mandar pistoleiros matarem, nos 80, o advogado Agenor Martins de Carvalho, em Porto Velho. O decreto legislativo concedendo a homenagem foi assinado pelo presidente do Poder Legislativo Estadual, José Hermínio Coelho (PSD), pré-candidato a governador.

Até o ficha suja Kaká Mendonça votou pela revogação do ato.

Temendo a repercussão negativa que o ato teve, inclusive podendo ser usado contra ele na campanha eleitoral para o Governo, Hermínio apressou-se em revogá-lo, mas, como sempre faz, tentou tirar o máximo de proveito desta revogação, mandando sua assessoria divulgar que se trata de “um ato inédito” e corajoso dele.
A verdade é que Hermínio só revogou o ato depois da enorme repercussão negativa na imprensa e nas redes sociais.

Sobre o caso, veja a nota divulgada pela Assembleia:


Ação inédita: Assembleia cancela homenagem a pecuarista acusado de ser mandante da morte de advogado

Pela primeira vez na história do parlamento rondoniense, a outorga (concessão) de uma honraria foi revogada. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou em sessão extraordinária, Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Hermínio Coelho (PSD), revogando o decreto anterior, que concedia a Medalha do Mérito Legislativo, ao pecuarista José Milton de Andrade Rios, acusado de ter sido o mandante da morte do advogado Agenor Martins de Carvalho na década de 80.

Deputados estaduais aprovaram por treze votos favoráveis nesta terça-feira (16.04) Projeto de Decreto Legislativo de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), revogando um outro decreto legislativo, o de número 460, de 10 de abril de 2013. Trata-se da concessão da Medalha de Mérito Legislativo ao senhor José Milton de Andrade Rios.

A homenagem havia sido proposta pelo então deputado Jesualdo Pires (PSB), que renunciou ao mandato na Assembleia Legislativa para ser prefeito de Ji-Paraná. Hermínio Coelho disse que telefonou para Jesualdo para tratar do caso, mas não conseguiu falar com ele.

O presidente da Assembleia lembrou que a Casa de Leis tem recebido críticas devido à homenagem, já que o pecuarista José Milton de Andrade Rios é acusado de ser o mandante do assassinato do advogado Agenor Martins de Carvalho. Inicialmente a matéria foi colocada em discussão.

O deputado Kaká Mendonça (PTB) disse que a Assembleia Legislativa não deve mudar decisões somente porque sites de notícia criticam a Casa de Leis. “Mas fico tranqüilo em votar a favor do decreto apresentado por Hermínio Coelho, porque eu não era deputado quando aconteceu a aprovação inicial. Só lembro que o pecuarista foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Ji-Paraná”, destacou.

O deputado Euclides Maciel (PSDB), que tem base eleitoral em Ji-Paraná, disse que conhece o pecuarista José Milton de Andrade Rios. “Ele só foi homenageado pela Câmara de Vereadores porque é tio do presidente. Sou contra a homenagem. Acompanho a decisão do deputado Hermínio Coelho”, disse o parlamentar.