Deputada Epifânia lembra o acesso das mulheres à Prevenção do Câncer

“A prevenção é muito válida, pois através dela o SUS está conseguindo reduzir o número de mortes, porque nos casos detectados com antecedência, a cura tem sido vitoriosa".

Publicada em 01 de October de 2014 às 14:28:00

A deputada Epifânia Barbosa, (PT), lembrou nesta quarta feira,1º de outubro, mês dedicado a chamar a atenção de todos e todas para a importância da prevenção, que os números alcançados pelos programas de prevenção ao câncer do Governo Federal, como o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, têm alcançado bons resultados, mas ainda é necessário o máximo da atenção das mulheres a partir dos 40 anos. “A prevenção é muito válida, pois através dela o Sistema Único de Saúde está conseguindo reduzir o número de mortes, porque nos casos detectados com antecedência, a cura tem sido vitoriosa, mas sempre é bom lembrar que as mulheres precisam manter seus preventivos em dia”, enfatizou.

No contexto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil, a presidente Dilma Roussef tem firmado como prioridade na Política Nacional de Atenção Oncológica e no Pacto pela Saúde, as ações de fortalecimento da “Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer”. As medidas estão inseridas nos programas nacionais de controle dos dois tipos que mais atingem as mulheres, o câncer de mama e o do colo do útero.

O esforço do Governo Federal, que destina todos os anos, bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para a implementação das medidas de prevenção, é para garantir a ampliação da oferta e da qualidade das ações de saúde para a melhoria do rastreamento do câncer de colo do útero, a detecção precoce do câncer de mama e o tratamento dos casos identificados.

Fotos: Assessoria/Divulgação