Deputado Airton defende novos voos para Ji-Paraná e cobra adequação de Aeroporto 

Para o deputado, Ji-Paraná tem demanda suficiente para receber aeronaves maiores e a única companhia que opera no José Coletto já manifestou interesse em operar novos vôos, inclusive para Porto Velho...

Publicada em 24 de June de 2016 às 09:59:00

As operações de vôos com aeronaves de grande porte no Aeroporto José Coletto, em Ji-Paraná estão sendo tratadas com prioridade pelo deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT), pois entende que o segundo maior município de Rondônia, localizado numa região estratégica, que é a região central do estado, não pode ficar apenas com um vôo regular, que tem destino a capital do Mato Grosso, Cuiabá, para onde os passageiros seguem em conexões, inclusive Porto Velho.

Para o deputado, Ji-Paraná tem demanda suficiente para receber aeronaves maiores e a única companhia que opera no José Coletto já manifestou interesse em operar novos vôos, inclusive para Porto Velho, com Jato de maior capacidade de passageiros, mas depende de adequações técnicas do aeroporto para obter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para essa operação.

Com base nestas informações e preocupado em assegurar novos vôos para Ji-Paraná, principalmente com destino à Capital Porto Velho, na última quarta-feira, o Deputado Airton Gurgacz esteve com o diretor Geral do DER, Ezequiel Neiva tratando sobre obras e investimentos para o município de Ji-Paraná e entre os assuntos discutidos na reunião, que contou ainda com a presença do prefeito Jesualdo Pires e do vereador Jessé Mendonça, solicitou ao DER providências para que essas alterações técnicas possam ser feitas com a máxima urgência.

Conforme o Coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, Humberto Faial, para que o Aeroporto de Ji-Paraná possa operar com aeronaves de maior porte é necessário que se mude o sistema de operação do atual VFR (Operação Visual), utilizado por aeronaves menores ou mais antigas, para o moderno IFR (Operação por Instrumento), utilizado pelas grandes aeronaves. Para isso, segundo ele, o DER precisa contratar uma empresa especializada , através de um processo de licitação que já está pronto, esperando apenas a destinação de recursos para o lançamento do edital de licitação.

Sistema e servidores

De acordo com o Diretor Geral do DER, Ezequiel Neiva, a destinação de recursos para a contratação da empresa especializada para implantação do novo sistema no Aeroporto José Coletto já está sendo providenciada, devendo, no próximo semestre ser iniciado o processo de licitação. Ainda sobre o Aeroporto de Ji-Paraná, Ezequiel Neiva observou que os servidores que hoje prestam serviços no aeroporto são contratados e que seus contratos vencem no mês de setembro, mas que já está sendo providenciada a prorrogação desses contratos, bem como a realização de um curso de capacitação necessário para a sequência dos trabalhos, que também serão aplicados para os servidores dos aeroportos de Vilhena e Cacoal.

“Estamos cientes dessa necessidade do Aeroporto de Ji-Paraná e por conta disso estamos buscando os recursos para a implantação do novo sistema IFR e já neste segundo semestre de 2016 queremos licitar uma empresa responsável para que a troca seja providenciada. Com relação aos servidores do José Coletto, estamos encaminhando a renovação de seus contratos, que vencem em setembro e providenciando para que antes disso, eles passem por um novo curso de capacitação, ficando aptos a exercerem a função, até que possamos realizar um concurso público para contratação de profissionais para a área”, destacou Neiva.